Noticias

As obras de arte inspiradas em Ayrton Senna

06/05/2016

Neste 8 de maio é comemorado o Dia do Artista da Plástico e, como Ayrton Senna inspira uma quantidade enorme de artistas de diversas áreas, decidimos relembrar algumas obras divulgadas pelo Instituto Ayrton Senna em homenagem ao nosso tricampeão.

1- Mural no coração de São Paulo

Eduardo Kobra, um dos principais artistas do País, criou um novo cartão-postal na cidade de São Paulo. Entre as Avenidas Paulista e Consolação, ele retratou com maestria o olhar de Ayrton Senna em um painel de 41 metros de altura por 17,5 metros de largura. A obra foi entregue como parte da programação do GP do Brasil de F-1 em 2015 em uma ação patrocinada pela Audi em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

2- Quadro com retalhos em jeans

As formas de homenagear Ayrton Senna são diversas, mas Ian Berry mostrou que a criatividade pode ser considerada infinita quando o assunto é o tricampeão mundial de F-1. Ao longo de várias semanas, ele cortou, costurou e colou, usando apenas os vários tons do tecido para gerar contraste e sombras para retratar o rosto do piloto brasileiro. A obra do artista britânico foi entregue ao Instituto Ayrton Senna na comemoração de 20 anos do legado do ídolo.

3 – Quadro de Ayrton Senna na McLaren

Daniel Bota, artista plástico e diretor de arte, homenageou o piloto brasileiro com uma tela pintada no formato 100×160 cm. A imagem retrata Senna como piloto da McLaren em uma das imagens mais icônicas de sua carreira. O artista foi recebido no Instituto Ayrton Senna por Bianca Senna e teve sua obra divulgada nas redes sociais oficiais do tricampeão mundial de F-1.

4- Senna em cera 

Produzida por um estúdio inglês com trabalhos exibidos inclusive no mais famoso museu de cera do mundo, o Madame Tussauds de Londres, a estátua foi entregue ao Instituto Ayrton Senna em março do ano passado. A peça está em exibição para o público no Museu de Cera de Petrópolis (RJ).

5- Escultura metálica

A TRUMPF, líder mundial em alta tecnologia para corte e processamento de chapas metálicas, entregou uma estátua de Ayrton Senna em aço para o Instituto que leva o nome do piloto tricampeão mundial de F-1. Medindo 1,76 m (a mesma altura de Senna), a escultura de aço foi cortada a laser por uma máquina inteligente. A obra foi entregue neste ano no dia de aniversário do piloto, em 21 de março.

6- Lalala Dog

O artista Jaum alegra São Paulo com imagens de uma cachorrinha da raça Dogue Alemão.

Em maio de 2014, Jaum homenageou Ayrton Senna com uma pintura onde Lalala está segurando a bandeira do Brasil com o macacão vermelho e o capacete icônico do piloto.

Depois, Jaum ainda personalizou um dos capacetes da exposição “Senna na Cabeça e no Coração” em 2015.