Noticias

A única e “inesperada” pole position de Ayrton Senna na temporada de 1993

05/11/2018

A única pole position de Ayrton Senna na temporada de 1993 ocorreu em 6 de novembro no GP da Austrália, última prova da temporada. Em um ano dominador das Williams, vencê-las era uma tarefa praticamente impossível, algo que somente Ayrton Senna poderia fazer.

A pole de Ayrton veio de maneira dramática nas ruas de Adelaide. O piloto da McLaren estava com problemas de rádio e não ouviu os pedidos de Ron Dennis para que voltasse aos boxes, já que o carro estava prestes a ter uma pane seca e ficar sem gasolina no meio da pista.

Enquanto Ron Dennis gritava: “volte para o box devagar! Você vai ficar sem combustível”, Ayrton parecia acelerar mais e não desistir de cravar a pole em cima de Alain Prost. Na sua última chance, o tricampeão cruzou a linha de chegada com o tempo de 1min13s371 e foi o mais rápido da sessão com 0s436 de vantagem para o francês.

Esta foi a pole de número 62 de Ayrton Senna na F-1 e a que depois lhe renderia sua 41ª e última vitória na F-1. Confira abaixo a “volta voadora” de Senna e o desespero da equipe McLaren no box na Austrália.

Mesmo com um carro inferior a Prost e Damon Hill, Senna conquistou cinco vitórias naquela que foi sua última temporada pela McLaren. Os triunfos do brasileiro, além do da Austrália, aconteceram no Brasil, Donington Park (GP da Europa), Mônaco e Japão.