Noticias

Carro do primeiro título de Ayrton Senna é eleito o melhor da história por fãs

24/08/2017

A revista inglesa Autosport, uma das mais conceituados no ramo do automobilismo, fez uma pesquisa com fãs para eleger o melhor carro da história da F-1. A vitória ficou com a McLaren MP4/4, carro que venceu 15 das 16 corridas da temporada de 1988. O monoposto, que tinha motor Honda, foi usado por Ayrton Senna na conquista do seu primeiro título mundial justamente naquele ano e ficou marcado na história da categoria por ter sido um carro praticamente imbatível pelas equipes rivais.

A competição foi iniciada com 32 carros pré-selecionados pelos editores da revista. Em seguida, eles formaram oito grupos de quatro carros, sendo que o melhor de cada grupo avançava de fase. Os oito carros que passaram de fase disputaram quatro vagas na final. A decisão foi vencida pela McLaren MP4/4 com 35% dos votos. Os outros finalistas foram: a Williams FW14B, de 1992, Jordan 191, de 1991 e a McLaren MP4/20, de 2005.

Tricampeão mundial de F-1, Senna conquistou o título de 1988 com 8 vitórias, 13 poles positions e 11 pódios. A consagração do piloto brasileiro aconteceu no GP do Japão, em Suzuka, quando Ayrton era o pole position, mas precisou fazer uma corrida de recuperação após cair para o final do pelotão por causa de um problema na largada, quando o carro engasopou ainda na reta. Após dar um show de ultrapassagens, Senna ainda precisou tirar a liderança da prova justamente de Alain Prost, seu companheiro de McLaren e rival na disputa do título. O francês terminou o ano com três pontos a menos que Senna.

Melhor carro também para a revista Racing

Em 2015, a revista brasileira Racing também apontou a McLaren MP4/4 como o melhor carro da história. A eleição foi realizada com oito jurados especializados em automobilismo, sendo quatro integrantes da redação da revista na época.

Cada participante do júri selecionou seus 10 carros preferidos e a partir daí foi feito um cruzamento das listas. O McLaren MP4/4 foi eleito o número 1 com três votos de melhor carro e um como segundo melhor entre os quatro redatores da edição. Relembre os outros carros que foram finalistas dessa votação.