Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Uma homenagem marcante a Ayrton Senna foi promovida pelo GP Histórico da França, realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril no Circuito Paul Ricard, em Le Castellet.

O tradicional evento de exibição de carros emblemáticos do automobilismo teve a McLaren-Honda MP4/6 V12 de 1991, carro com que Ayrton Senna conquistou o terceiro título mundial de Fórmula 1, sendo pilotada por ninguém menos que Gerhard Berger, amigo e companheiro do piloto brasileiro na categoria.

“Eu tinha relação fantástica com ele (Senna). Fomos bons amigos, grandes concorrentes, passamos muito tempo juntos, tínhamos a mesma idade e uma boa química, então foi uma época boa”, disse Berger, em entrevista exclusiva ao jornalista Márcio Arruda.

Berger pilota McLaren do tricampeonato de Senna (Foto: Montesinos Photographie)

Os 30 anos de legado de Ayrton Senna também foram retratados em um estande exclusivo dedicado ao piloto brasileiro. No local foi exposto mais um carro da época, o McLaren-Honda MP4/7A V12 de 1992, além de uma coleção exclusiva em formato de galeria com imagens de Senna retratadas pelo fotógrafo francês Bernard Asset.

As lembranças a Ayrton Senna também estavam por toda a parte da festa na França com bonés, miniaturas de seus carros, réplicas de capacetes, macacões e quadros em homenagem ao tricampeão mundial de F1.

O “Grand Prix de France Historique” registrou mais de 80 mil visitantes em três dias e ainda contou com a presença de vários carros e pilotos que marcaram época no automobilismo, como Jean Alesi a bordo da Ferrari 412 T1 B de 1994, Alain Prost guiando a McLaren-Ford M29 de sua estreia na F1 em 1980 e René Arnoux com o Renault RS10 1979.

30 anos