Noticias

GP da Bélgica histórico: recorde de Ayrton Senna com 4 vitórias seguidas

25/08/2017

O GP da Bélgica de 1991 foi um ponto marcante na história da F-1 por uma série de fatores. Um deles foi a vitória de Ayrton Senna, é claro. Essa foi a quinta e última vitória do brasileiro em Spa-Francorchamps, sendo a quarta de maneira consecutiva (88, 89, 90 e 91), igualando Jim Clark (vencedor entre 1962 e 1965). O primeiro triunfo do brasileiro havia acontecido em 1985 com a Lotus.

As semanas anteriores ao GP foram bastante tumultuadas nos bastidores, principalmente por causa da prisão de Bertrand Gachot, piloto belga que foi condenado por agressão a um taxista londrino em dezembro de 1990.

Com a ausência do piloto da Jordan, a equipe precisou buscar um substituto às pressas e, apesar ter a possibilidade de escolher pilotos experientes como Stefan Johansson e Keke Rosberg, Eddie Jordan preferiu apostar em um novato chamado Michael Schumacher, que tinha apoio financeiro da Mercedes. Seria então a estreia do piloto alemão na F-1. Durante o final de semana em Spa-Francorchamps, havia um protesto pintado no asfalto com a seguinte frase: “Gachot, a Bélgica está com você. Você não é um hooligan”.