O Grande Prêmio da Áustria não trouxe nenhuma grande novidade para Ayrton Senna. O cenário não era o mesmo de antes, mas a persistência de Ayrton em superar limites continuava a mesma de sempre, e foi assim que o jovem piloto juntou forças e lutou para que o seu limitado Toleman andasse próximo das grandes equipes.
Apesar do esforço, Ayrton Senna não passou de décimo no grid, cerca de três segundos mais lento do que Nelson Piquet (Brabham), Alain Prost e Niki Lauda (McLaren).
Na corrida, fez o possível para alcançar a zona de pontos, mas uma nova falha do carro, desta vez a pressão do óleo do motor, fez com que Ayrton Senna parasse na 35º volta, quando já era o nono colocado.
Apesar da nova decepção com o carro, todos viam o potencial de Senna nas pistas e o jovem talento já começava a ser sondado por outras equipes. A tendência para 1985 seriam as brigas diretas por vitórias, e é claro, todos queriam o grande destaque do ano para sua equipe.
Ainda na Áustria, Peter Warr e Gerard Ducarouge, respectivamente chefe de equipe e projetista da Lotus, não fizeram mistério sobre um jantar que tiveram com o brasileiro num pequeno restaurante da bucólica vila de Zeltweg, vizinha do autódromo.
Gp da Áustria
1º
N. Piquet
2º
A. Prost
3º
E. de Angelis
4º
N. Lauda
5º
P. Tambay
6º
D. Warwick
7º
T. Fabi
8º
N. Mansell
9º
K. Rosberg
10º
Ayrton Senna
11º
J. Laffite
12º
M. Alboreto
13º
R. Patrese
14º
M. Winkelhock
15º
R. Arnoux
16º
E. Cheever
17º
T. Boutsen
18º
A. de Cesaris
19º
M. Surer
20º
G. Berger
21º
F. Hesnault
22º
J. Gartner
23º
P. Ghinzani
24º
J. Palmer
25º
P. Alliot
26º
H.Rothengatter
52
voltas
26
carros
13
abandonos
1’32”882
volta mais rápida
1º
tempo ensolarado
Pódio
1º
N. Lauda
2º
N. Piquet
3º
Alboreto
–
Posição de final (Abandonou na 35ª volta)
11º
posição no campeonato após a prova
10º
posição de largada
0
pontos somados no campeonato
1’34”348
melhor volta