Os desafios para Ayrton Senna em Detroit começaram nos treinos de classificação.
O foco estava no carro e no motor que precisavam chegar ao acerto ideal no circuito urbano da capital do automóvel. A luta foi intensa e, a menos de oito minutos do final da classificação, Ayrton Senna tinha o 24º tempo, à frente apenas de Jonathan Palmer e Piercarlo Ghinzani.
Ele, então, pediu ao engenheiro um ajuste no aerofólio traseiro e saiu obstinado em busca da melhor colocação. A mudança trouxe mais velocidade, mas, em compensação, deixou o carro menos estável.
Na terceira volta, mostraram a placa indicando 1-42. Senna respirou fundo e voltou aliviado para os boxes, já que ele tinha agora a sétima posição.
“Olha, eu apelei. Mandei mexer na asa traseira para ter mais aerodinâmica e saí atravessando. Passei riscando os muros, mas valeu a pena. Agora estou na corrida.”
O piloto esteve na disputa até a 21ª das 63 voltas, quando não conseguiu fugir da batida entre Philippe Alliot e Stefan Bellof, que o espremeram contra o guard rail. Um fim de prova ingrato para a ousadia de Ayrton nos treinos.
Gp de detroit
1º
N. Piquet
2º
A. Prost
3º
N. Mansell
4º
M. Alboreto
5º
E. de Angelis
6º
D. Warwick
7º
Ayrton Senna
8º
E. Cheever
9º
P. Tambay
10º
N. Lauda
11º
M. Brundle
12º
A. de Cesaris
13º
T. Boutsen
14º
M. Winkelhock
15º
R. Arnoux
16º
S. Bellof
17º
J. Cecotto
18º
F. Hesnault
19º
J. Laffite
20º
P. Alliot
21º
K. Rosberg
22º
R. Patrese
23º
P. Ghinzani
24º
M. Surer
25º
T. Fabi
26º
J. Palmer
68
voltas
26
carros
20
abandonos
1’46’’221
volta mais rápida
1º
tempo ensolarado
Pódio
1º
N. Piquet
2º
E. de Angelis
3º
T. Fabi
21º
Posição de final
9º
posição no campeonato após a prova
7º
posição de largada
0
pontos somados no campeonato
1’47”444
melhor volta