O Ídolo

Role a página

O FATO DE SER BRASILEIRO SÓ ME ENCHE DE ORGULHO!

Ayrton Senna

O surgimento

Ayrton conquistou o público brasileiro ao se tornar a imagem solidificada de determinação e esperança que a nação precisava diante de todo o cenário político-cultural das duas últimas décadas anteriores a sua ascensão. Apesar disso, essa nunca fora a sua real pretensão. Senna queria sim ser visto como campeão, mas nunca atrelado a arrogância de quem sabe demais. Dedicava um tempo além do normal para entender o seu carro. E, mesmo assim, com tanto conhecimento, com a vitória a seu favor, Senna manteve suas raízes e seu caráter irretocável. Dentro das pistas de corrida, acelerando as nossas manhãs de domingo, nascia o ídolo que marcaria gerações e gerações de brasileiros.

CARACTERÍSTICAS DE UM CAMPEÃO

Senna era um homem de valores muito claros, seguindo firmemente os ensinamentos de dona Neyde, sua mãe, na aplicação dos mesmos no esporte e na vida. Tudo começava com dedicação: horas e horas a fio cuidando dos seus carros, entendendo como a máquina funcionava e buscando uma maneira de se conectar plenamente com ela, de modo a se tornarem um só. Então, a determinação. Foram muitos os obstáculos que o atleta encontrou em seu percurso sinuoso até o sucesso. Seu mérito estava exatamente em não aceitar qualquer resultado, o que nos leva a superação. Para Senna, tudo era possível. Apesar dos seus concorrentes representarem ameaças reais, sua maior competição era consigo mesmo, em uma maneira clara de comprovar que sempre pode se chegar mais longe. E, por fim, a perfeição. Não bastava ganhar, era necessário ganhar segundo seu plano, no seu melhor tempo, na sua melhor performance. Senna era essa pessoa determinada ao ponto de contagiar o seu redor, um foco que percorria a sua veia e acelerava a batida do seu coração a cada curva perigosa que fazia, inspirando assim muitos brasileiros de que nenhum sonho é absurdo o suficiente para não ser alcançado.

FORA DAS PISTAS

Como alguém que realmente gostava e valorizava a vida, Senna curtia seus momentos longe das pistas com atividades que o desligassem completamente daquele mundo. Ou, pelo menos, tentava. Um de seus passatempos prediletos era a pescaria, contrapondo completamente as caóticas pistas de corrida que adorava habitar. Desenvolveu também uma paixão pelo aeromodelismo.

Focado como sempre é caracterizado, Senna foi um dos percursores no preparo físico para a Fórmula 1, utilizando do ciclismo para isso. Com o tempo, acabou se apaixonando pela modalidade. Outro hobby muito próximo de sua grande paixão pelo automobilismo era brincar e regular o motor de jets ski. Ayrton Senna ficava horas e mais horas mexendo nos ajustes dos motores para ficarem do jeito que queria. Só então saía para as manobras radicais e saltos nas ondas do mar.

Ayrton Senna

SAIBA MAIS SOBRE A VIDA DE SENNA