Ayrton Senna: a força de uma marca

A mesma imortalização conquistada por Ayrton Senna nos corações de seus fãs e admiradores é refletida no sucesso de suas marcas. Produtos que levam as marcas do piloto brasileiro traduzem a perfeição das manobras, a superação de qualquer obstáculo, a emoção de uma vitória, a determinação para fazer mais e melhor que ele vivenciava dentro e fora das pistas.

Mesmo depois de 20 anos, Ayrton Senna continua vencendo, desta vez mantendo-se na frente dos rankings de preferência popular e das vendas de produtos que carregam consigo os eternos ineditismo e alta performance, característicos do tricampeão mundial de Fórmula 1.

Prova disso é a pesquisa realizada em julho de 2013 pelas agências Brunoro Sport Business (BSB) e PD Gestão de Imagem e Carreira, em parceria com a revista Época NEGÓCIOS, que confirmou que Ayrton Senna é a marca campeã entre os esportistas para o público brasileiro. O nome do piloto foi o mais citado e o número 1 nos atributos postura vencedora e ética, tendo também se destacado no item superação, sendo citado como exemplo de credibilidade, visibilidade, garra e carisma. Numa escala de 0 a 100 pontos, Senna somou 33,8, mais do que o dobro do segundo colocado, Ronaldo Fenômeno, que obteve 16,6. Roger Federer ficou em terceiro, com 14,5, e Usain Bolt em quarto, com 14,3.

Em 2006, a Young & Rubicam apontou através da revista EXAME que o piloto mantinha o primeiro lugar entre as celebridades com maior potencial de licenciamento. Ele também liderava os rankings de estima e capacidade de diferenciação.

Mas não é somente no Brasil que Ayrton Senna se destaca. Na Itália, uma enquete do site do jornal Corriere Della Serra, com quase 10 milhões de participações, aponta o tricampeão como o maior piloto de todos os tempos, com mais de 70% dos votos. Ele está na frente de outras estrelas do automobilismo como Alain Prost e Michael Schumacher, que conquistaram títulos pela escuderia italiana Ferrari.

No Japão, onde o brasileiro conquistou seus três títulos mundiais, Ayrton Senna também é ídolo. Em 2006, em um programa realizado pela TV Nippon Television, Ayrton Senna ficou em 22º entre as personalidades mais adoradas pelo povo japonês em todos os tempos, na frente de Leonardo Da Vinci e John Lennon.

Toda essa força da marca Ayrton Senna é revertida, principalmente, em benefícios sociais ao Brasil. Isto porque parte do valor arrecadado com o licenciamento de sua imagem é aplicada nos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna, que a cada ano beneficiam dois milhões de estudantes da rede pública, ajudando o País a vencer os altos índices de desigualdade.

SENNA

Em 1990, foi criada a marca Senna, desenvolvida pela designer Renata Curcio. Com formas curvilíneas, ela é inspirada na curva do Autódromo de Interlagos que leva o nome do piloto brasileiro. Representa as pistas e a velocidade, ou seja, a essência de Ayrton Senna.

“Um dia, um grande amigo meu deu a ideia de lançar uma marca que levasse o meu nome. Como tudo na vida, as pessoas se vão, mas as ideias ficam. Dediquei-me pessoalmente a buscar a melhor estrutura e os melhores profissionais, visando desenvolver um projeto sólido e voltado para o mundo. Tudo foi exaustivamente pensado para dar certo. E deu. A prova está aqui. São nossas ideias que estão saindo do papel.” Ayrton Senna, 1993

AYRTON SENNA

A marca, lançada em 1993, é uma releitura da assinatura do tricampeão mundial de Fórmula 1. Antes mesmo de ser lançada, já era utilizada para assinar produtos. Hoje, a marca campeã está presente em várias peças que levam o nome de Ayrton Senna – desde itens de memorabília, como as miniaturas dos carros utilizados pelo piloto na F1, até videogames, como o GT6 para PlayStation.

SENNINHA

O personagem infantil Senninha foi lançado em janeiro de 1994 por Ayrton Senna. Em todas as suas aventuras, ela utiliza o seu talento nas pistas e a sua vontade de vencer para superar dificuldades e ajudar as pessoas.

Dentro da sua personalidade se destacam o patriotismo, a confiança, a coragem, a determinação, a amizade e a inteligência. Tudo isto com o lado divertido de um garoto completamente inspirado por um dos maiores pilotos de todos os tempos.