O Legado

Role a página

UM HERÓI PARA CHAMAR DE NOSSO

Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.

- Ayrton Senna

Senna mudou a maneira como os brasileiros viviam o domingo pela manhã. Acordar para vê-lo vencer era um hábito dentro da maioria dos lares, sempre acompanhado pelo discurso emocionado de Galvão Bueno e o ritmo frenético do seu já reconhecido Hino da Vitória. Sua morte não apagou o brilho da sua existência; muito pelo contrário, conseguiu evidenciar o ser humano incrível por trás do atleta e deixar marcas sensíveis em todas as esferas exploradas durante a vida.

O HERÓI NO ESPORTE

No seu esporte, as marcas deixadas são incontáveis. Em 1990, o autódromo de Interlagos passou por uma mudança radical no seu traçado e foi proposta uma curva inclinada para ligar a reta dos boxes à curva do sol. Ayrton não perdeu a oportunidade e propôs que um “S” fizesse a ligação, numa clara alusão ao sobrenome tão adorado pelos brasileiros. Sua morte trouxe novas normas de segurança para a F1 que há muito já se faziam necessárias: novas barreiras, curvas redesenhadas para minimizar a possibilidade de acidentes, altas medidas de segurança e o próprio cockpit dos pilotos repensado.

Em dezembro de 2009, a publicação inglesa Autosport fez uma pesquisa com mais de 200 atletas do automobilismo para eleger o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. O resultado não podia ser diferente: Ayrton Senna levou o título. A rede de comunicação estatal britânica, BBC, foi mais longe e o elegeu como melhor piloto de Fórmula 1 da história.

Além do reconhecimento público, Senna se tornou uma verdadeira inspiração para aqueles que iniciavam sua carreira em qualquer esporte. Focado nos seus objetivos finais, Ayrton não deixou que nenhum problema de percurso colocasse seus sonhos na fila do pit stop. Com ele, só o sucesso era mirado e, com doses cavalares de dedicação, atingido.

O HERÓI NA CULTURA POPULAR

Digno de todo herói, o nosso também inspirou homenagens de todo tipo, de canções à moedas que estampavam seu rosto, de grafites ao Doodle, brincadeira que o buscador Google faz para destacar grandes ícones da história modificando sua logomarca, de samba enredo a série de TV. Ayrton Senna ultrapassou os limites do automobilismo chegando em todos os lugares, em todas as pessoas, em todas as tribos, e ainda hoje é um ícone relembrado em todo o mundo.

Ayrton Senna

As marcas do Heroi

Maior Legado do Heroi

Ayrton era um grande apaixonado pela pureza das crianças. Quando perto delas, seu rosto demonstrava a mais clara sensação de paz de espírito, representada pelo largo sorriso que estampava no rosto. Mudar a realidade dos jovens, trazendo-os para mais perto dos seus sonhos era uma meta que estipulou para si. Depois de sua morte, foi comunicado que grande parte da sua herança foi destinada a ações para ajudar crianças e jovens em situação de pobreza. E é exatamente desse sonho sem tempo para ser concretizado, que nasce o Instituto Ayrton Senna, cumprindo com os ideais outrora traçados pelo seu mentor e hoje comandado firmemente pelas mãos de Viviane Senna, irmã do piloto.

SE CHEGUEI ONDE CHEGUEI E CONSEGUI FAZER TUDO O QUE FIZ, FOI PORQUE TIVE A OPORTUNIDADE DE CRESCER BEM, NUM BOM AMBIENTE FAMILIAR, SEM PROBLEMAS ECONÔMICOS E DE SER ORIENTADO NO CAMINHO CERTO NOS MOMENTOS DECISIVOS DE MINHA VIDA.

Ayrton Senna

O HERÓI NO CORAÇÃO BRASILEIRO

Símbolo maior do patriotismo, Senna é um marco na vida dos brasileiros que vivenciaram suas vitórias. Mesmo sabendo que a bandeirada final seria a favor do nosso piloto, todos acordavam, ligavam as suas televisões e assistiam ansiosos pelo balançar da flâmula verde e amarela na volta final. Sua morte foi um dos baques mais sofridos por toda nação. Quase não há quem não se lembre do que estava fazendo quando a triste notícia percorreu a imprensa. Apegando-se a um pranto disfarçado, o Brasil assistiu silenciosamente a sua trágica despedida e a última exibição do capacete amarelo e azul que tanto nos orgulhou. Apesar da dor e da saudade, Ayrton deixou em nossos corações a marca sincera de um homem que lutou pelos seus sonhos e honrou a sua pátria até o último segundo de sua existência.

Ayrton Senna

Descubra mais sobre o herói