Noticias

8 Moedas que homenagearam Ayrton Senna

03/05/2018

As homenagens para Ayrton Senna ao redor do mundo acontecem de diversas formas e uma que costuma chamar bastante a atenção de colecionadores são as moedas. Vamos relembrar algumas delas:

Moedas lançadas em Mônaco

No GP de Mônaco de 2017, a Rosland Capital, empresa referência em metais preciosos, lançou uma coleção de moedas parar celebrar a histórica primeira vitória de Senna no mais renomado circuito da F-1, o de Monte Carlo. Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, foram produzidas seis moedas de ouro de 850 gramas e mais 180 moedas de ouro e 300 de prata – todas pesando 70 gramas e estampadas com a imagem icônica do lendário piloto brasileiro. Seu ultimo lançamento foi 2990 moedas limitadas de 7 gramas.

 

2 reais

A moeda de 2 reais especial foi produzida pelo Banco Central em 1995, homenageando a carreira de Ayrton Senna. Banhada a prata, a moeda apresenta a silhueta do piloto em seu carro, identificada pelas faixas horizontais em seu capacete icônico. De um lado estão os números de Ayrton (vitórias, GP e poles position) e do outro o rosto do piloto vestido de macacão e com uma referência ao tricampeonato.

20 reais


Também em 1995, o Banco Central lançou uma moeda banhada a ouro em homenagem ao piloto. De um lado estão os traçados de Interlagos e de Mônaco, pistas onde Senna fez história, e do outro a mesma expressão facial da moeda de 2 reais, mas com o ano da cunhagem (1995) e a legenda (Brasil). Assim como na moeda anterior, também há uma mistura das bandeiras quadriculada e do País no lado da coroa.

10 dólares liberianos

Ayrton Senna foi homenageado com uma moeda no valor de 10 dólares liberianos. Na coroa está o brasão do país africano e do outro lado está a face de Ayrton Senna com o boné Nacional, sua Williams de 1994, a bandeira brasileira e o seu capacete. Também foi grafado na moeda o ano de nascimento do piloto e o ano do final da sua carreira na F-1.

100 dólares liberianos

Também produzida em 1996, assim como a moeda de 10 dólares da Libéria, essa moeda tem como principal diferença ser banhada a ouro puro e ter como valor 100 dólares liberianos. Certamente é a moeda mais brilhante dessas que foram produzidas para o tricampeão.

5 euros

Para celebrar os 20 anos de legado do piloto, em 2014, os designers Marcio Petta e Antonello Napolione fizeram uma moeda especial de €5, que trouxe o rosto do tricampeão e o FW16, carro da equipe Williams, o último guiado pelo brasileiro na F-1. A fabricação ficou por conta da Agência Autônoma de Filatelia e Numismática do governo de San Marino.

25 euros

Em 1997, foi lançada uma edição limitada de moedas para grandes ídolos da Fórmula 1. Ayrton Senna e seus três títulos foram retratados na cara da moeda e na coroa está o valor de 25 euros, além do logo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Moeda colorida

Uma moeda colorida de Ayrton Senna foi produzida em 2014 pelo designer brasileiro Renato Saes. O valor é de 2 dólares da Nova Zelândia e foi fabricada pela empresa francesa Art Mint, especializada na fabricação de moedas. Uma das faces apresenta o rosto de Senna e o outro lado tem a imagem da rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, que é chefe de estado da Nova Zelândia.