Mesmo a geração que nunca viu Ayrton Senna disputar uma corrida de F1 sabe que ganhar em casa era a grande motivação de um dos maiores ídolos do esporte mundial. Em um ano tão importante para o esporte brasileiro, o Instituto Ayrton Senna lança No Pulso do Brasil, um filme de animação com uma mensagem de Senna para os atletas. As imagens que recriam as dificuldades e a superação que Ayrton teve em uma das suas mais belas vitórias podem ser vistas por meio de um app de realidade aumentada em uma pulseira amuleto que está sendo entregue a toda delegação brasileira.

A venda de pulseiras será iniciada em breve, mas você já pode deixar a sua reservada no site Ayrton Senna Shop.

Confira a reação dos primeiros atletas que receberam a pulseira no Senna TV:

A ação criada pela J. Walter Thompson, em parceria com o estúdio de animação Le Cube, estimava inicialmente a produção de 2 mil pulseiras, mas a reverberação foi tão grande que outros 32 mil itens já estão em produção e uma quantidade ainda maior está prevista para ser distribuída em breve. “Nosso objetivo foi levar aos atletas a emoção e o orgulho que o Ayrton Senna sempre teve de ser brasileiro e de disputar algo pelo seu país”, conta Gustavo Soares, Diretor de Criação da J. Walter Thompson. Ele acrescenta que além dos valores que moviam Senna, impressos na parte de dentro da pulseira, o amuleto traz também uma mensagem única do piloto, que somente na oitava tentativa realizou o sonho de vencer em casa. “O que terminou sendo sua vitória mais épica”, completa.

Além dos atletas olímpicos e paralímpicos, personalidades e jornalistas parceiros do Instituto Ayrton Senna também receberão as pulseiras, assim como os jogadores do Corinthians, time para o qual Senna era torcedor, em uma parceria com a organização. Uma ação realizada na partida contra o Grêmio na Arena Corinthians exibiu a emoção dos jogadores ao verem a mensagem do piloto antes do jogo. Agora, toda essa emoção será propagada para os representantes do esporte brasileiro no principal evento esportivo do ano.

“Os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro serão um momento marcante para o esporte brasileiro e o Instituto Ayrton Senna tem muito orgulho em participar desta ação que busca apoiar os atletas em busca da tão sonhada vitória no Brasil, algo que o Ayrton valorizou de maneira tão vibrante. Desde o momento em que distribuímos as primeiras pulseiras, vimos que todos se emocionam com a mensagem de apoio, que é feita de uma maneira bastante criativa e inovadora, inclusive em termos de tecnologia. Tenho certeza de que a campanha No Pulso do Brasil será um incentivo extra a todos esportistas brasileiros que lutam pelas medalhas nesta que será a competição mais importante da carreira de todos eles”, diz Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do tricampeão mundial de F1.

Detalhes sobre a animação – o filme de animação retrata a emoção de Senna durante um de seus momentos mais memoráveis. Na corrida de 1991, no circuito de Interlagos, em São Paulo, depois de uma série de problemas no carro e sofrendo com espasmos musculares, ele venceu a prova, levando a torcida ao delírio.

Os desafios para a equipe de animação – composta por 15 pessoas entre ilustradores, animadores e assistentes – estavam em traduzir os sentimentos do piloto, trabalhar com cenas em alta velocidade e fazer um filme sobre superação, e não sobre Fórmula 1. Foram cinco meses de trabalho até chegar ao resultado final. “Para deixar o filme mais humano, optamos pela animação tradicional, que é desenhada quadro a quadro manualmente”, comenta Ralph Karam, Diretor de Criação do Le Cube. “O conceito que buscamos para esse projeto foi transformá-lo em uma experiência completamente sensorial, compartilhar a emoção de um ídolo e fazer as pessoas se emocionarem com uma vitória clássica”, completa Gustavo Karam, Produtor Executivo do Le Cube.