A partir deste mês, o Instituto Ayrton Senna apresenta para o mercado o reposicionamento da sua marca. O estudo para oferecer uma marca mais moderna e que acompanhe os novos desafios da organização começou em 2012 e foi desenvolvido pela Future Brand em parceria com o Instituto. O grande desafio era mostrar que após 20 anos o Instituto inova, se renova e mostra um novo olhar para a educação. Continuará combatendo velhos problemas como analfabetismo, atraso e evasão escolar, mas também irá além. Com a assinatura “Educação do futuro, agora”, defenderá que crianças e jovens tenham direito à educação integral, que coloca o aluno no centro da aprendizagem e considera todos os conhecimentos e habilidades que eles vão precisar ao longo da vida para continuar se desenvolvendo como cidadãos, profissionais e seres humanos capazes de mudar o mundo. Para reforçar esse posicionamento, o Instituto entendeu que precisava renovar a sua marca. A partir de agora a marca é composta por 4 versões diferentes para serem usados aleatoriamente em toda a comunicação do Instituto.

Durante o processo de criação foram ouvidos agentes públicos, parceiros e formadores de opinião. Escutar e respeitar o ponto de vista externo foi fundamental no caminho. O Instituto Ayrton Senna e a Future Brand sempre se pautaram na necessidade de transmitir pelo novo posicionamento o propósito da entidade e traduzir os atributos da marca, como parceria flexível, abrangência, inovação aplicável, excelência, isenção, transparência e paixão inspiradora.

O diagnóstico realizado pela Future Brand identificou que o Instituto estava muito associado à figura emblemática e inspiradora do piloto Ayrton Senna e era preciso ir além e ampliar as formas de expressão. No projeto de branding, o posicionamento da marca trouxe os elementos conceituais que embasaram a nova linguagem.  A nova linguagem do Instituto traduz verbal e visualmente suas qualidades.

A logomarca é eloquente em expressar o reposicionamento. Ela é inovadora no universo das ONGs, ao prever o uso de um conjunto de símbolos, e não apenas de um. O capacete está entre eles, representando a conexão histórica com a Fórmula 1 e o piloto. Mas como alternativas aparecem os símbolos universais da educação — o livro, o lápis, a lâmpada. A logomarca é plural e flexível.

A linguagem de marca não se restringe ao visual. Nos textos, o Instituto assume um tom de voz engajador, que busca maximizar a conexão com seus diversos públicos sem recorrer a chavões. Busca-se harmonizar histórias de transformação pela educação com fatos e dados sobre as ações do Instituto. Em primeiro plano, as pessoas e uma educação que queremos para o futuro. “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que se deve começar, através da educação”, dizia Ayrton Senna. “