As conquistas em Silverstone

Ayrton Senna disputou sua primeira corrida em Silverstone em 21 de junho de 1981, quando competia no campeonato de Fórmula Ford 1600. O piloto brasileiro estreou no circuito com um segundo lugar após uma disputa emocionante na última volta com o rival Rick Morris, que ultrapassou Senna nos metros finais.

A partir de 1982, o circuito inglês viu nascer uma lenda do automobilismo, que se acostumou a vencer e quebrar recorde atrás de recorde. A primeira vitória veio em 28 de março e Senna colocou nada menos que 17 segundos de vantagem para o segundo colocado (Colin Jack´s Reynard) em uma prova com apenas 15 voltas. Naquele ano, Senna disputou três corridas em Silverstone e venceu todas – começava aí a famosa lenda do “Silvastone”, trocadilho que a imprensa britânica adorava fazer com o sobrenome Silva, então usado pelo piloto nas competições na Europa.

Em 1983, na F-3, último passo antes da F-1, o brasileiro também fez história na pista. Senna disputou oito corridas, venceu seis, foi segundo lugar em uma prova e abandonou apenas uma vez.

Na F-1, Senna disputou oito corridas em Silverstone, venceu uma vez em 1988 e conquistou três pódios (1987, 1988 e 1990). A pista inglesa é uma das mais icônicas da categoria, já recebeu 50 Grandes Prêmios (incluindo o primeiro GP oficial da F-1 da história) e é considerado o berço do automobilismo inglês e um dos mais importantes do mundo.