A temporada

 

Faltava apenas um degrau para Ayrton Senna chegar à Fórmula 1, e o piloto brasileiro sabia que não poderia deixar passar a grande oportunidade de mostrar seu talento aos principais chefes de equipe da categoria. Como de fato conseguiu.

Em 1983, Senna disputou a Fórmula 3 Inglesa pela equipe West Surrey Racing, que utilizava o motor Toyota – Novamotor. A temporada do brasileiro foi tão espetacular , que ele nem foi necessário disputar a categoria novamente em 1984, já que ao final do ano, Ayrton já estava de malas prontas para a Fórmula 1.

Os carros da F-3 podiam ser definidos na época como modelos semelhantes aos da F-1, porém em menor escala. Os monopostos eram bastante rápidos e potentes. Em relação ao estilo de pilotagem do carro, os F-3 deslizavam na pista de maneira semelhante aos karts da época, o que certamente era uma vantagem para um grande kartista como Senna. Os motores apresentavam 2.000 cilindradas e a velocidade média era de 200 km/h nas corridas.

Foram 12 vitórias em 20 provas no ano – sendo que nove delas foram consecutivas (Silverstone quatro vezes, Thruxton três vezes, Donington Partk e Brands Hatch uma vez) – conquistas que logo chamariam a atenção das principais equipes de Fórmula 1, como Williams e McLaren.

Palco nobre do automobilismo europeu e mundial, Silverstone foi a pista em que Senna mais disputou provas de Fórmula 3. Foram seis vitórias em oito corridas disputadas, fato que ampliou a fama do apelido dado pela imprensa local, que desde a Fórmula Ford já chamava a tradicional pista inglesa de “Silvastone”, em referencia ao apelido do piloto que era conhecido como “da Silva” naquela época.

Apesar do amplo domínio durante a Fórmula 3, Senna passou por alguns imprevistos e abandonou seis provas, sendo cinco delas por acidentes e uma por problemas no motor. Esses deslizes na temporada acabaram fazendo com que o brasileiro não se livrasse de seu grande rival na tabela de pontos, o inglês Martin Brundle.

Na última prova da temporada em Thruxton, Senna conseguiu superar Brundle a garantiu o título com a vitória, deixando o piloto inglês com o terceiro lugar na prova e o vice-campeonato.

Colocação: Piloto: Pontos:
Equipe West Surrey
Carro Ralt/Toyota RT3
Total de provas 20
Vitórias 12
Poles 14
Pódios 12
Melhores Voltas 14
Abandonos 5
Pontos 133
Classificação no Campeonato 1

Saia na frente e receba notícias e novidades sobre o Ayrton Senna.

Saia na frente e receba notícias e novidades sobre o Ayrton Senna.