Noticias

A pole 50 de Senna: com direito a recorde e comemoração especial

28/09/2017

Ayrton Senna conquistou 65 poles positions ao longo de sua carreira na F-1 e várias delas possuem histórias de muita superação, onde o piloto brasileiro desafiou o seu limite e o do carro para conseguir conquistar o primeiro lugar. Em 29 de setembro de 1990, Senna fez a pole position em Jerez de la Frontera com direito a quebra de recorde do circuito e ainda ganhou um bolo de presente da equipe McLaren por ter feito sua 50ª pole na F-1.

Relembre essa e outras 5 poles marcantes de Senna:

1- GP da Espanha 1990

Confira um comparativo especial entre a melhor volta de Ayrton Senna (McLaren) e Alain Prost (Ferrari) no treino classificatório em que o brasileiro garantiu o recorde em Jerez.

2- GP de Mônaco 1988

A pole position conquistada por Ayrton Senna no GP de Mônaco de 1988 foi um duro golpe para cima de Alain Prost. O brasileiro fez sua melhor volta em 1min23s998 e foi 1s427 mais rápido que o francês. A transmissão do treino classificatório não acompanhou Senna em sua melhor volta lançada, mas relembramos um trecho de câmara onboard de quando o piloto da McLaren liderava a corrida em Monte Carlo.

3- GP do Japão 1989 

A maior diferença entre Ayrton Senna e Alain Prost em uma briga pela pole position nos anos de McLaren aconteceu justamente na etapa que decidiria o título de 1989. Senna fez o tempo de 1min38s041 e o francês foi 1s730 mais lento, ficando com a segunda posição no grid. No dia seguinte, Prost largou melhor e era o líder até o polêmica toque de ambos na chicane em Suzuka. Mesmo continuando na corrida e vencendo a prova, Senna foi desclassificado em uma decisão dos comissários.

4- GP da Austrália 1993 

Sem ter conquistado poles em 1993 até chegar na última etapa, Senna sabia que teria poucas chances de conseguir o primeiro lugar contra as Williams de Alain Prost e Damon Hill. Com uma falha na comunicação de rádio com a equipe, Senna se manteve na pista enquanto Ron Dennis pedia para que o piloto voltasse para os boxes temendo uma pane seca. Em sua última tentativa, Senna fez o tempo de 1min13s371 e superou Prost por 0s436. Para completar, Senna venceria a corrida no dia seguinte.

 

5- GP do Brasil de 1991

Interlagos vivia a expectativa da primeira vitória de Ayrton Senna no GP do Brasil em 1991. A euforia das arquibancadas começou no sábado, quando o piloto da McLaren cravou a pole position com 1min16s392, 0s383 mais rápido que a Williams de Ricardo Patrese. No domingo, Senna conseguiu conquistar a vitória que tanto esperava, mas com contornos de drama por precisar terminar as últimas voltas apenas com a sexta marcha.

 

6- GP da Bélgica 1991

A pole position de Ayrton Senna em Spa-Francorchamps na temporada de 1991 é uma das impressionantes das que foram captadas ao vivo na televisão. No vídeo é possível escutar perfeitamente o som do motor Honda V-12 e ver as faíscas saindo da McLaren no contato com o chão. O tricampeão ainda ultrapassa vários adversários lentos em sua volta e termina ela com o tempo de 1min47s811, sendo 1s011 mais rápido que Alain Prost, da Ferrari, segundo no grid.