Relembre 5 histórias de Ayrton Senna no GP da Espanha

12/05/2017

O GP da Espanha de F-1, que acontece neste final de semana, foi palco de grandes corridas de Ayrton Senna. O tricampeão mundial de Fórmula 1 venceu os GPs de 1986 e 1989, realizados em Jerez, e ainda conseguiu um segundo lugar em Barcelona na temporada de 1993, além de ter cravado quatro pole positions em território espanhol: 1986, 1988, 1989 e 1990. Confira os cinco principais momentos de Senna na Espanha.

Jerez 1986

O primeiro grande momento de Senna na Espanha foi no final de semana do GP de 1986, quando o piloto da Lotus superou Nigel Mansell por apenas 0s014 na linha de chegada. A bandeirada final dessa prova está entre as três chegadas mais apertadas de toda a história da Fórmula 1. Ayrton era o líder após ter feito a pole position no dia anterior e Nigel Mansell tentou de todas as formas assumir a ponta com a Williams. Os dois pilotos cruzaram a linha lado a lado.

Jerez 1989

Senna fez tudo parecer fácil no GP de 1989. Conquistou a pole position com mais de 1 segundo de vantagem para seu grande rival na luta pelo título, Alain Prost, que largou em terceiro. Durante a corrida, Ayrton manteve a liderança de ponta a ponta durante as 73 voltas, cravando também a volta mais rápida. O brasileiro terminou a prova 27 segundos na frente de Berger e com 53 segundos de vantagem para Prost. Foi a vigésima vitória de Senna na F-1 e a sexta na temporada de 1989. Confira os melhores momentos dessa prova.

Jerez 1990

Senna permanece até hoje como o dono da volta mais rápida da F-1 no circuito de Jerez. Em 1990, o brasileiro fez a pole position com a McLaren em 1min18s387, sendo 0s437 mais rápido que Prost, segundo do grid. Com a volta, Senna cravou sua 50ª pole position da carreira e até ganhou um bolo de presente da McLaren pelo seu feito especial. Confira a volta completa que deu o recorde para o brasileiro.

Barcelona 1991

Mesmo Senna levando vantagem em vários duelos com Mansell, o britânico também teve algumas de suas melhores vitórias após disputas acirradas com o brasileiro. Uma deles foi na disputa do GP da Espanha de 1991, quando os dois pilotos travaram um duelo roda a roda, soltando faíscas para todos os lados na reta dos boxes, uma das cenas mais clássicas daquela temporada. Desta vez, melhor para o inglês que venceu a prova, mas não levou o campeonato, que ficaria com Senna justamente na corrida seguinte. Veja o duelo entre Senna e Mansell na câmera lenta.

Barcelona 1993

O GP da Espanha de 1993 ficou marcado na história da Fórmula 1 por ter sido o único com o pódio que reuniu Ayrton Senna, Alain Prost e Michael Schumacher. Com uma Williams bastante superior, o francês venceu a prova, enquanto Senna se manteve na segunda posição sem ser ameaçado pelo alemão.

No início desta semana, nós relembramos a relação desses três grandes ídolos do esporte a motor. Veja aqui.

Senna TV – Lembranças da Espanha

No final de fevereiro de 2017, o Senna TV foi até a Espanha nos testes de pré-temporada da Fórmula 1 e falou sobre alguns desses momentos especiais do tricampeão pilotando na Espanha. Confira o episódio completo, que tem participação especial de Ann Bradshaw, assessora da Lotus em 1986, Livio Oricchio, jornalista do Globoesporte.com, e Roberto Boccafogli, diretor de comunicação da Pirelli.

Números de Ayrton Senna no GP da Espanha:

8 Grandes Prêmios disputados

2 vitórias

3 pódios

4 poles

1 Grand Chelem (vitória de ponta a ponta, pole e melhor volta)