Noticias

Senna no Japão: muitas histórias além dos três títulos da F-1

06/10/2017

Tricampeão mundial de F-1, Ayrton Senna sacramentou as três maiores conquistas de sua carreira no GP do Japão. A pista de Suzuka se tornou uma espécie de templo sagrado para os fãs do piloto brasileiro, mas o circuito ficou pequeno para a enorme adoração do povo japonês pelo seu ídolo das pistas. Em qualquer lugar que fosse no país, Senna era ovacionado e muito respeitado.

Relembre algumas histórias marcantes de Senna no Japão:

1- Senna pilotando um kart na contramão

Ayrton participou de alguns programas de comédia no Japão e um dos mais divertidos foi quando ele pilotou em um kartódromo na contramão. No vídeo, os japoneses chegaram a vestir Senna como um samurai e ainda levaram dois personagens para competir com o piloto: um cover do próprio Senna e um outro piloto que imitava Alain Prost com o macacão azul da Williams.

2- Multidão de japoneses correndo atrás de Senna

Em 1992, Senna chegou no Japão sob muito assédio dos fãs e participou de um programa de auditório. Antes e depois das filmagens, o piloto brasileiro foi motivo de muita euforia dos fãs que tentavam fazer de tudo para chegar mais perto do ídolo.

3- A bandeira do Japão no capacete

Como a Honda estava se despedindo da equipe McLaren no final de 1992, Ayrton Senna decidiu homenagear os japoneses em seu capacete em sua última corrida no país com o motor Honda. Para isso, o brasileiro colocou uma bandeira do Japão na faixa verde do seu capacete. A réplica desse item histórico você pode adquirir na Ayrton Senna Shop.

4- Entrevista com Senna e Zico

Em 1993, Ayrton Senna e o craque Zico participaram de um programa de TV no Japão onde falaram bastante da relação entre brasileiros e japoneses no esporte. O tricampeão explicou como era o carinho dos fãs locais e agradeceu o respeito que tinha no país asiático.

5- Senna pilotando o Honda NSX em Suzuka

Em 1991, Senna deu um show de estilo e pilotagem no autódromo de Suzuka ao pisar fundo com o Honda NSX, modelo que a montadora estava lançando na época e que usava dados e informações passadas pelo próprio Ayrton para ser produzido. Pisando fundo mesmo usando um sapato mocassim, Senna deu uma aula técnica para os japoneses e o vídeo viralizou na internet anos depois.