Noticias

Um prêmio que todo piloto sonha ganhar: o Troféu Ayrton Senna

30/06/2017

Criado em 2014, o Troféu Ayrton Senna é uma estatueta banhada a ouro e esculpida pelo artista plástico Wilson Iguti. A peça foi lançada pelo Instituto Ayrton Senna inicialmente para celebrar os 20 anos do legado do piloto tricampeão mundial de F-1 naquele ano e consequentemente passou a ser um dos objetos mais desejados pelos pilotos e fãs de Senna.

A estatueta possui 38 cm de altura, 13 cm de largura, 8 cm de profundidade e pesa aproximadamente seis quilos.

“Eu conheci o (Ayrton) Senna pessoalmente quando eu fui convidado para fazer a modelagem do personagem Senninha em 1994. Foi assim que eu conheci o Instituto e depois de um tempo eu resolvi fazer a escultura do Senna para a minha filha. Depois eu apresentei essa estatueta para o Instituto, ela ficou por lá durante um tempo e foi aí que me chamaram e disseram que a Dona Neyde, mãe do Ayrton, tinha gostado muito. Assim iniciamos a conversa para o processo de produção”, lembra Iguti.

A obra foi apresentada pela primeira vez ao público no Desafio Internacional das Estrelas de 2014, quando Bruno Senna e Felipe Massa exibiram a peça antes da competição. O vencedor foi o italiano Vitantonio Liuzzi, campeão mundial de kart e ex-piloto de F-1.

Ainda naquele ano, Rubens Barrichello foi o primeiro piloto brasileiro a ser premiado com o troféu, graças a pole position conquistada na Corrida do Milhão da Stock Car. Nos anos seguintes, 2015 e 2016, o Troféu Ayrton Senna virou uma tradição em premiar o pole position da prova mais importante do automobilismo nacional. Em 2015, Marcos Gomes se emocionou com a conquista e em 2016 Rubens Barichello novamente levou o troféu para casa.

Para 2017, o Instituto Ayrton Senna e a Vicar, organizadora da Stock Car, decidiram premiar o vencedor da Corrida do Milhão com o troféu. A prova vai acontecer neste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba.

“Nós estamos muito felizes de poder entregar o troféu para o vencedor de uma corrida tão importante como essa. Nos três primeiros anos nós premiamos o pole, simbolizando a velocidade pura de ser o mais rápido de todos, algo em que o Ayrton sempre se destacou, e neste ano faremos uma ação diferente para premiar o vencedor com um troféu muito especial”, diz Bianca Senna, sobrinha do tricampeão mundial de F-1 e diretora de branding Instituto Ayrton Senna.

Além de Liuzzi, Barrichello e Gomes, Lewis Hamilton é outro piloto de destaque que já ganhou a famosa estatueta. O britânico, fã de Ayrton Senna desde a infância, conquistou o tricampeonato mundial de F-1 em 2015 e foi premiado por igualar o número de títulos do seu ídolo. O piloto da Mercedes recebeu o troféu no Autódromo de Interlagos por ocasião do GP Brasil de F-1 e teve uma reação emocionada, como pode ser vista na reportagem do Esporte Espetacular da TV Globo.

 

O novo ganhador do Troféu Ayrton Senna será descoberto neste domingo a partir das 10h30, quando será dada a largada para Corrida do Milhão, que terá transmissão ao vivo na TV Globo.