Notícias

Na época do Oscar, relembre filmes que tem referências a Ayrton Senna

A 92ª cerimônia do Oscar será realizada neste final de semana em Los Angeles, na Califórnia, e o filme Ford vs Ferrari é um dos indicados ao prêmio de Melhor Filme deste ano. Nunca um filme sobre automobilismo ganhou o prêmio principal de melhor filme, mas outros vários já citaram pilotos como Ayrton Senna em suas histórias. Com isso, preparamos uma lista de filmes que fazem referência ao nosso grande tricampeão mundial de Fórmula 1.

1- Alta Velocidade

Ver Sylvester Stallone como um competitivo aposentado da Formula 1 já vale a sessão em “Alta Velocidade”. Mas existem pequenas sutilezas nessa produção que foram inspiradas em Ayrton Senna, como o uniforme usado pela equipe protagonista e as cores do carro, que remetem diretamente a mais famosa McLaren da história. Segundo Stallone, Senna foi um dos maiores pilotos de todos os tempos. “Ele queria que eu contasse sua história de vida no cinema. Conversamos muito sobre isso e uma vez no telefone ele me disse: você é realmente muito bom, adoro seus filmes”, comentou Stallone.

2- O Terminal (2004)

O carismático estrangeiro detido no aeroporto interpretado por Tom Hanks costumava se banhar nas pias do banheiro durante todo o período em que foi obrigado a permanecer por lá. A toalha que ele usava trazia o McLaren de Ayrton Senna estampado, uma referência bastante curiosa no filme dirigido por Steven Spielberg.

3- Senna (2010)

Documentário sobre o campeão é tão dinâmico que se confunde muito com um longa-metragem hollywoodiano. Não há nenhum arquivo ou item mais completo para conhecer a vida e arte de Ayrton Senna nas pistas. Imperdível, de verdade. Impossível assistir sem se emocionar – e lembrando que o diretor Asif Kapadia viria a vencer o Oscar anos depois, com o documentário sobre Amy Winehouse, em 2016.

4- Homem de Ferro 3 (2013)

Pepper Polts, interpretada pela atriz Gwyneth Paltrow, lamenta a ruína (e possível morte) do “Homem de Ferro”, desabando em um profundo choro assim que pega no capacete do herói em meio aos escombros. Essa cena é uma reprodução do que aconteceu no velório de Ayrton Senna, quando Viviane Senna segurou seu capacete contra o rosto, uma singela homenagem do diretor Shane Black ao nosso eterno campeão.

5- Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)

Logo no começo do filme, Chris Evans (o Capitão América) abre um caderninho que contém uma lista de coisas importantes que perdeu enquanto hibernava por décadas. O topo dessa lista, é claro, é de Ayrton Senna.

6- Praia do Futuro (2014)

Nesse filme do diretor Karim Aïnouz, há um personagem chamado Ayrton em homenagem a Ayrton Senna, por ter nascido em 1994. De acordo com o diretor, a personalidade do Ayrton do filme foi construída em cima de figuras heroicas, e nosso tricampeão foi uma das bases que ajudou a consolidar esse personagem.

7- Star Wars (1977 – 2019)

A saga de Guerra nas Estrelas inclui nove filmes e é dirigida por George Lucas, um grande fã de F1 e de Ayrton Senna. Tanto que o diretor foi apontado como a celebridade que não quis se identificar ao ocupar a suíte “Ayrton Senna” criada pelo hotel Fairmont em 2017 para homenagear o piloto que vencia há 30 anos pela primeira vez em Mônaco. E também fizemos uma lista para mostrar nosso tricampeão como um verdadeiro mestre jedi nas pistas, confira:

6 motivos para apontar Ayrton Senna como mestre Jedi nas pistas!