Posteriormente tricampeão mundial de Fórmula 1, o jovem Ayrton Senna chegou na Fórmula 3 em 1983 após temporadas fulminantes na Fórmula Ford 1600 e Fórmula 2000. A bordo de um conjunto impecável com a West Surrey, Senna bateu todos os recordes, vencendo as nove primeiras corridas do calendário.

A temporada começou em 6 de março no tradicional circuito de Silverstone, local em que a imprensa britânica adorava fazer o trocadilho “Silvastone”, em alusão ao último sobrenome do piloto brasileiro. Na primeira corrida, Senna largou em segundo lugar, mas tomou a ponta no início da corrida e dominou o restante da prova, tendo cravado ainda a melhor volta.

Naquele ano, Ayrton disputou oito provas em Silverstone e triunfou em seis oportunidades, além de sete pódios conquistados e somente um abandono. Só nas categorias de base da Inglaterra, durante as três temporadas (entre 1981 e 1983), foram nove vitórias na principal pista do automobilismo inglês.

Mesmo com o início impressionante de Senna com nove vitórias seguidas em 1983, o título da F3 foi decidido apenas na última etapa, em Thruxton, já que alguns acidentes e quebras prejudicaram a pontuação do brasileiro contra seu grande rival naquele ano, o inglês Martin Brundle.

Para vencer a corrida final, o piloto brasileiro usou uma tática curiosa: a equipe de Senna usou uma fita adesiva para fechar a saída de ar do radiador do óleo, assim o óleo aqueceria mais rapidamente, dando a Senna a chance de usar uma tática diferente. “Foi perfeito. O óleo atingiu a temperatura certa depois de uma volta, mais ou menos, em vez das seis ou sete como de costume”, disse Senna.

Na sexta volta, como esperado, a temperatura da água subiu. Senna afrouxou o cinto de segurança o bastante para esticar o braço e remover a fita. Ele havia treinado na semana anterior. “Quando eu olhei para frente, já estava quase na chicane. Eu achei que iria perder o controle por um instante. De repente, eu não era mais parte do carro. Eu estava deslizando lá dentro. Foi bem complicado”, disse Senna.

Após 20 provas disputadas na F3 Inglesa, Ayrton estabeleceu o recorde de vitórias com 12 triunfos em uma só temporada. Além de conquistar o título, Senna chegou onde queria em 1983: recebeu convites de Toleman, McLaren, Brabham e Williams para testes com as máquinas da categoria máxima do automobilismo. Sua estreia na Fórmula 1 agora era apenas uma questão de tempo.

Confira abaixo o desempenho de Ayrton Senna na temporada de F-3 em 1983:

06/03, Silverstone: vitória

13/03, Thruxton: vitória

20/03, Silverstone: vitória

27/03, Donington Park: vitória

04/04, Thruxton, vitória

24/04, Silverstone: vitória

02/05, Thruxton: vitória

08/05, Brands Hatch: vitória

30/05, Silverstone: vitória

12/06, Silverstone (F3 Inglesa e Europeia): abandono (acidente)

19/06, Cadwell Park: não largou (acidente na classificação)

03/07, Snetterton: abandono (acidente)

16/07, Silverstone: vitória

24/07, Donington Park: 2o lugar

06/08, Oulton Park: abandono (acidente)

29/06, Silverstone: vitória

11/09, Oulton Park: abandono (acidente)

18/09, Thruxton: abandono (motor)

02/10, Silverstone: 2º lugar

23/10, Thruxton: vitória