Noticias

As histórias mais curiosas da vitória de Ayrton Senna em Donington Park

10/04/2019

Em 11 de abril de 1993, Ayrton Senna fez história com aquela que é considerada a melhor primeira volta de todos os tempos na Fórmula 1. O feito do piloto brasileiro no Grande Prêmio da Europa ficou tão famoso para os fãs, que outras histórias bastante curiosas ainda complementam essa corrida única na carreira de Senna.

Relembre as histórias curiosas envolvendo Senna e Donington Park:

1- Voando pelo box

Com a corrida em suas mãos e uma grande vantagem para os rivais, Ayrton ainda deu um show de inteligência durante o GP da Europa: o brasileiro cravou a volta mais rápida da corrida passando por dentro do box. Campeão de Fórmula Ford e da Fórmula 3 com triunfos em Donington, Senna conhecia o circuito como poucos e sabia que por dentro do box a volta seria mais curta e mais rápida, já que na época não existia limitador de velocidade nos boxes.

2 – Destaque na prova, Barrichello lembra de ter tomado volta de Senna

O então jovem Rubens Barrichello também teve uma primeira volta dos sonhos em Donington Park – o brasileiro estreava na Fórmula 1 naquele ano com a Jordan. Rubinho largou em 12º e rapidamente escalou até a quarta colocação na primeira volta. Em um certo momento da prova, uma história curiosa aconteceu com os dois brasileiros: “Eu me perdi durante a corrida, eu já não sabia que volta era, não sabia o momento da prova. Eu só vi lá ‘P2’ e eu estava em segundo. E aí vem o Ayrton Senna atrás e eu falei: ‘bom, agora eu estou em P1. Agora eu estou liderando e, por mais que eu o idolatre, ele não vai me passar’. Aí eu tomei uma bandeira azul e eu estava tomando uma volta do Ayrton Senna”, revelou Rubinho ao Senna TV.

3 – Poucos pontos de ultrapassagens? Não para Ayrton Senna

O GP da Europa de 1993 foi a primeira e única corrida oficial no circuito inglês na história da Fórmula 1. O traçado recebia muitos testes da categoria, mas nunca uma corrida oficial. Localizada na pequena cidade de Castle Donington, a pista sofria críticas da imprensa e dos fãs por teoricamente não ter muitos pontos de ultrapassagem. Senna derrubou essa tese logo na primeira volta e fez história com a McLaren.

4- Melhor volta de todos os tempos

Sob chuva em Donington Park, Senna começou o GP da Europa de maneira fulminante. Após ser espremido por Michael Schumacher (Benetton), Ayrton passou o alemão, não tomou conhecimento de Karl Wendingler (Sauber) com uma ultrapassagem por fora e na sequência também tomou à frente das Williams de Damon Hill e Alain Prost. No final da corrida, o piloto brasileiro completa a corrida colocando uma volta no terceiro colocado, que foi Prost.

5 – Outras curiosidades envolvendo Senna e Donington Park

– A primeira experiência de Senna com um carro de Fórmula 1 aconteceu em 1983, quando testou pela Williams justamente em Donington Park.

– No GP da Europa, a estratégia de Senna com a McLaren foi perfeita e sempre um passo à frente da Williams: Ayrton fez 5 pit-stops ‘apenas’, enquanto Prost, que foi o terceiro, fez 7. Tudo por causa da chuva que parava e voltava minutos depois.

–  Em 1993, na corrida anterior ao GP da Europa, Ayrton também tinha feito história na pista molhada: o tricampeão mundial venceu o GP do Brasil, disputado em Interlagos, superando as Williams de Alain Prost e Damon Hill

– Senna nunca terminou uma corrida com uma volta à frente do segundo colocado, mas em Donington foi por muito pouco: o brasileiro terminou a prova com 1min23.199s de vantagem em relação a Damon Hill, da Williams. Essa foi a maior vantagem dele para um segundo colocado na F1.