O final de semana do Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1 disputado em Ímola, na Itália, ficou marcado por diversas homenagens a Ayrton Senna. A mais icônica delas foi feita pelo francês Pierre Gasly, piloto da Alpha Tauri, que estilizou seu capacete com uma pintura semelhante a do tricampeão mundial de F1.

Gasly, que venceu o GP da Itália neste ano Monza, foi o quarto colocado no treino classificatório em Ímola, conquistando sua melhor posição em um grid na categoria.

Equipes e outros pilotos da F1, inclusive, também publicaram diversas homenagens nas redes sociais marcando presença no memorial dedicado a Senna no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, localizado atrás da curva Tamburello, onde há uma estátua do piloto.

O brasileiro Pietro Fittipaldi, piloto reserva da Haas, foi até o local das homenagens. “O maior campeão de todos. Ayrton Senna é um ídolo para mim e para muitos. Sua memória e legado viverão para sempre”, declarou o neto de Emerson Fittipaldi nas redes sociais.

Equipes como McLaren e Williams, times por onde Senna passou ao longo de sua carreira, também demonstraram seu respeito e admiração pelo tricampeão mundial de F1. A própria Mercedes, que domina a categoria com os últimos sete títulos de construtores, também homenageou Senna.

Além do memorial, o circuito de Ímola ainda tem um mural especial pintado pelo artista Eduardo Kobra com imagem de Senna usando seu capacete e no canto da pintura é possível ver o próprio Ayrton guiando um kart. Esse mural fica sobre a entrada do museu do autódromo e Kobra, inclusive, publicou uma foto desta sua homenagem neste final de semana.

Uma homenagem especial também foi colocada no centro da cidade de Ímola, com luzes de Natal relembrando frases de Senna que representam o legado que o piloto de F1 deixou para o mundo com sua carreira recheada de conquistas em paralelo com seu lado humano e filantrópico.

A seguir, confira uma galeria com as principais homenagens a Senna realizadas no último final de semana: