Notícias

As homenagens pelo mundo aos 60 anos de Ayrton Senna

Nascido em 21 de março de 1960, Ayrton Senna foi bastante homenageado no último final de semana pelos 60 anos de sua história. Ídolo no automobilismo e também fora das pistas, o piloto brasileiro foi lembrado em diversos veículos da imprensa e em milhares de publicações nas redes sociais pelo mundo.

Tricampeão mundial de F1, Senna conquistou 41 vitórias, 80 pódios e 65 poles na sua carreira e teve suas histórias mais marcantes relembradas de diversas formas. Parceiros por décadas na transmissão da F1 no Brasil, o narrador Galvão Bueno gravou um vídeo ao lado de uma réplica da McLaren de Senna no Instagram, enquanto o comentarista Reginaldo Leme colocou várias fotos ao lado de Ayrton nas suas redes sociais.

Atletas, atores, fãs, clubes, empresas, artistas e vários influenciadores também prestaram suas homenagens a Ayrton – o ator Caio Castro, por exemplo, publicou em seu canal um vídeo exclusivo para celebrar os 60 anos de seu ídolo.

O Sportv, canal de esportes da Grupo Globo, exibiu o GP do Brasil de 1991 na íntegra, relembrando a vitória histórica de Senna em Interlagos com apenas a sexta marcha nas últimas voltas.

Diversos ex-pilotos da F1 registraram lembranças a Ayrton Senna. Foi o caso de Alain Prost, Rubens Barrichello, Felipe Nasr, Antonio Pizzonia, Felipe Massa, Martin Brundle, Lucas di Grassi, além, é claro, do sobrinho Bruno Senna. As equipes McLaren e Williams também prestaram homenagens a Senna, além do próprio perfil oficial da F1.

O artista Paul Oz fez um live painting nas redes sociais de uma estátua de Ayrton que retrata a maneira com que ele pilotava sua McLaren. O vídeo tem 7h40 de duração em sua página oficial no Facebook. Fotógrafos que trabalharam com Senna, como os irmãos Keith e Mark Sutton, publicaram imagens marcantes e raras da carreira do piloto no Instagram.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) também publicou um vídeo nas redes sociais do Time Brasil, com vários atletas relembrando momentos heroicos de Senna e falando da inspiração que o piloto traz para os brasileiros.

View this post on Instagram

Ayrton Senna desperta lembranças especiais pelos quatro cantos do mundo! Exemplo de determinação, superação, garra e persistência, o legado de Senna é até hoje combustível e inspiração para muitas gerações. Na voz dos atletas do Time Brasil, nossa homenagem aos 60 anos do gigante das pistas. #senna #sennaeterno #sennasempre @oficialayrtonsenna

A post shared by Time Brasil (@timebrasil) on

Confira abaixo um compilado dessas e outras homenagens ao nosso campeão.

Redes sociais

Matérias especiais

Ayrton Senna, 60: Como uma tiração de sarro futebolística criou a principal marca de Senna

60 anos de Ayrton Senna: Relembre 60 fatos e curiosidades sobre o tricampeão mundial de F1

60 anos de Ayrton Senna: relembre sua carreira – MSN

Motorsport – F1: Entenda por que o fenômeno Senna teve tanto sucesso no Brasil

60 anos de Senna em tempos de distanciamento social

iCarros – 60 Anos de Ayrton Senna

Canal oficial do ator Caio Castro – Uma visita inesperada

Live Painting

Senna bronze live painting

Celebrating Ayrton's 60th Birthday

Posted by Paul Oz on Saturday, March 21, 2020