Noticias

As melhores corridas de Ayrton Senna no ano de estreia na F-1

10/12/2018

Ayrton Senna assinou com a Toleman em dezembro de 1983 e na temporada de 1984 fez grandes corridas com um carro que estava longe de ser um dos mais fortes do grid da F-1. Além de ter se apresentado para o mundo com o show nas ruas de Mônaco, sob chuva, Ayrton também conseguiu pontuar em outras quatro corridas daquele ano. Relembre:

1- África do Sul
Logo em sua segunda corrida na Fórmula 1, Ayrton Senna mostrou que não era um piloto comum. Chegou em sexto após ter largado de 14º e marcou seu primeiro ponto na principal categoria do automobilismo mundial em uma das provas mais desgastantes de sua carreira.

2- Bélgica
Três semanas depois de conquistar seu primeiro ponto na F-1, o brasileiro queria repetir a façanha de levar o seu Toleman à zona de pontuação no circuito de Zolder. A tarefa foi ainda mais difícil, já que Senna havia se classificado apenas na 19ª posição. Mesmo com uma tática cautelosa com relação ao desgaste de pneus, Senna conseguiu domar o carro no braço, pois ele saía muito de frente e era sabidamente bastante duro e pesado de se guiar. Ayrton terminou na sexta posição, após a desclassificação de Stefan Bellof, e comemorou o resultado.

3- Mônaco
Sob um dilúvio em Mônaco, Ayrton Senna fez sua grande corrida de 1984 largando de 13º e terminando em segundo após realizar ultrapassagens em pilotos experientes como: Michele Alboreto, Niki Lauda, Rene Arnoux e Keke Rosberg. Ayrton estava encostando em Alain Prost, líder da prova com a McLaren, quando o diretor Jack Yckx interrompeu a corrida e determinou o seu final. Apenas metade dos pontos valeram nesta prova, já que somente 31 voltas foram completadas.

4- Inglaterra (Brands Hatch)
Na segunda parte da temporada, Senna conseguiu colocar o seu Toleman em posições melhores no grid. Em Brands Hatch, largou de sétimo, caiu para oitavo ainda na largada, mas fez uma boa recuperação e tomou o lugar de Piquet, Patrick Tambay, Prost, Elio de Angelis e Keke Rosberg para terminar em terceiro. Era seu segundo pódio na F-1, o que lhe rendeu vários aplausos de Niki Lauda, vencedor com a McLaren.

5- Portugal
A melhor posição de largada de Ayrton Senna com a Toleman aconteceu no Autódromo de Estoril, em Portugal, na última corrida de 1984. Com um terceiro lugar no grid, Senna se manteve constante durante a corrida e brigou até o final para manter a posição que lhe garantia o pódio. Mesmo com a pressão de Michele Alboreto, Senna permaneceu em terceiro e fechou a temporada com 13 pontos e três pódios.