Noticias

As vitórias de Senna e da Seleção Brasileira de futebol no mesmo dia

06/06/2019

Neste domingo (9), o Canadá recebe mais uma etapa da F1 em Montreal, pista que Ayrton Senna venceu duas vezes. Em 10 de junho de 1990, data do segundo triunfo do piloto brasileiro em solo canadense, a Seleção Brasileira de futebol também tinha um compromisso importante pela frente: estreava na Copa do Mundo daquele ano, que foi disputada na Itália.

“Nunca fui fanático por futebol, mas nessa hora não dá para deixar de torcer. A Copa do Mundo realmente mexe com o espírito de qualquer brasileiro. Pena que dificilmente conseguirei ver o nosso jogo de estreia”, disse Senna, que fazia seu 99º GP na F1.

O jogo do Brasil naquele dia aconteceu alguns instantes após a vitória de Senna em Montreal e assim completaria o domingo de comemoração para os brasileiros. Na corrida, Senna largou da pole e, assim como no sábado, a chuva seria um obstáculo para os pilotos. Para Senna, foi necessário reunir concentração, habilidade e um pouco de sorte durante a corrida para desviar de diversos carros atravessados que rodavam e batiam enquanto a pista não secava 100% – no total, 12 dos 26 pilotos acabaram rodando durante a corrida.

Apesar disso, nenhum rival que vinha atrás conseguiu ameaçar a vitória do piloto que caminhava a passos largos para a conquista do bicampeonato mundial. No final, dobradinha brasileira com Senna e Piquet a poucos instantes da estreia do Brasil na Copa do Mundo contra a Suécia, em jogo que terminaria 2 a 1 para a Seleção – dois gols de Careca.

Este GP ainda marcou a estreia de Cléber Machado nas narrações de F1 pela TV Globo, já que Galvão Bueno estava escalado pela emissora para o jogo do Brasil.

Relembre as outras duas vitórias de Senna e da Seleção Brasileira que aconteceram no mesmo dia:

GP de Detroit (21/06/1987)

Após sua primeira vitória em Detroit no ano anterior, Senna fez mais uma vez a festa nas ruas, desta vez com a Lotus amarela. O brasileiro largou em segundo e seguiu Nigel Mansell (Williams) por 33 voltas.

Quando o inglês parou para a troca de pneus, Senna assumiu a liderança para não mais perdê-la. Em uma aposta arriscada, cuidou de seus pneus e não fez pit stop, diferentemente da maioria dos adversários.

E ao contrário de 1986, quando o Brasil perdeu da França nos penalties na Copa do Mundo de futebol, em 1987 aSeleção venceu um amistoso contra o Equador em Florianópolis (SC) por 4 a 1, com gols de Raí, Careca, Muller e Jorginho.

GP da Alemanha (30/07/1989)

Assim como aconteceu em Detroit, Senna também vinha de uma vitória em Hockenheim no ano anterior (1988). Disputando o título contra Alain Prost mais uma vez, Ayrton cravou a pole position no sábado e largou à frente do seu rival e companheiro de equipe. No domingo, o piloto brasileiro tomou um susto antes da prova por conta de um problema no radiador, que obrigou o brasileiro a largar com seu carro reserva.

Mesmo assim, Ayrton venceu após ultrapassagem em Prost na antepenúltima volta e conquistou sua quarta vitória em 1989. A Seleção Brasileira, por outro lado, venceu com bem mais tranquilidade no futebol. Em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1990, os brasileiros golearam a Venezuela fora de casa, com dois gols de Bebeto, um de Branco e outro de Romário.