Noticias

Ayrton Senna com Jô Soares no Talk Show mais famoso do Brasil

15/01/2019

Neste ano, uma das entrevistas mais célebres de Ayrton Senna vai completar 30 anos: no dia 4 de julho de 1989, o recém-campeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna foi entrevistado por Jô Soares no programa de “talk show” mais famoso da televisão brasileira, o “Jô Soares Onze e Meia”, no SBT.

Com então detentor do título da principal categoria do automobilismo mundial, conquistado no ano anterior com a McLaren, Senna conversou com o apresentador sobre sua carreira sobre a excelente temporada de 1988 e outros bons momentos de sua carreira, destacando, por exemplo, o condicionamento físico como um de seus diferenciais.

“É importante ter um bom condicionamento físico. E isso eu venho fazendo desde 1984, junto com o professor Nuno Cobra. Justamente na época de dezembro e janeiro, em que eu fico mais no Brasil, é que eu procuro criar uma infraestrutura boa, treinando cinco dias por semana às vezes. É preciso muita vontade e muita energia”, disse Senna.

Ayrton chegou a comentar sobre o sucesso de pilotos brasileiros na F-1 e destacou que enfrentar todas as dificuldades para chegar à Europa é um diferencial. “A gente está longe da Europa, são dez ou doze mil quilômetros de distância. O cara sai daqui e fica longe de amigo, família, fica sozinho, com uma mão na frente e outra atrás – que a maioria é assim. Para viver num país diferente, supostamente Inglaterra, idioma, alimentação, o clima ‘maravilhoso’ naquela ilha. Tudo diferente e sozinho, para enfrentar um desconhecido é porque está com muita vontade”, disse o piloto da McLaren.

“Então, tem aquela garra, aquela determinação e aquela vontade de vencer que os europeus naturalmente não têm, porque está tudo ali em volta deles, ao alcance, fácil. A gente tem que lutar muito para chegar lá, e acho que essa vontade extra, essa determinação, é que acaba dando aquele algo a mais, que traz a vitória”, completa Senna.

Confira a entrevista na íntegra abaixo: