Noticias

Ayrton Senna é homenageado na Fonte Multimídia do Parque do Ibirapuera

29/04/2015

A Fonte Multimídia do Parque do Ibirapuera em São Paulo, recebeu ontem uma homenagem especial aos 21 anos do legado de Ayrton Senna. Em uma sessão de exibição antes da estreia, “avant premiere”, o Instituto Ayrton Senna em parceria com a Divina Comédia, empresa responsável pelos eventos na Fonte, organizaram o espetáculo “Ayrton Senna – A saga do Herói”, que será aberto ao público às 20h do dia 1° de maio. A exibição também será feita nos dias 2, 3, 9 e 10 do mesmo mês.

Na sessão apoiada pela Pão de Açúcar e pela Prefeitura de São Paulo, a imagem de Ayrton e suas façanhas são projetadas na água em um espetáculo que mistura som, imagem e muitas cores. Essa é a primeira vez que um esportista recebe este tipo de homenagem de um dos principais símbolos da cidade de São Paulo.

O espetáculo faz, principalmente, um paralelo entre Senna e a água, já que a chuva foi, muitas vezes, sua grande aliada nas pistas e ele ficou conhecido como “O Rei da Chuva”.

“É um trabalho que iniciamos no final de fevereiro para esse espetáculo e acredito que o público vai gostar muito. É uma grande honra poder fazer esse tipo de homenagem para um grande ídolo brasileiro como o Ayrton”, diz o diretor da Divina Comédia, Ayrton Martini.

“Nós adotamos a proposta de roteiro e ideias de Joseph Campbell, sobre a saga do herói. O herói é aquele que se compromete com uma missão, enfrenta grandes desafios, conquista algo maior do que todos poderiam imaginar e volta com uma mensagem para todo o seu povo. Uma mensagem de esperança, de superação e outros ensinamentos. Isso tem tudo a ver com aquilo que o Senna representa para nós”, afirma Martini.

As apresentações contam a história de Ayrton Senna, números importantes da carreira, corridas históricas, a identificação do piloto com as crianças e cenas dele carregando a bandeira do Brasil. Entre as imagens exibidas no Écran estarão o primeiro triunfo de Senna na Fórmula 1, a vitória no Grande Prêmio do Brasil em 1991 e as imagens das conquistas dos três títulos mundiais. Um outro grande destaque da exibição de aproximadamente 22 minutos, é para a chamada melhor volta de todos os tempos, quando Senna fez quatro ultrapassagens na primeira volta do Grande Prêmio da Europa de 1993, realizado no circuito de Donington Park, na Inglaterra. A façanha é contada por meio de imagens, músicas, dança das águas e efeitos especiais da Fonte.

“É muito especial ter essa homenagem para o Ayrton Senna em um local tão emblemático da cidade, que é o Parque do Ibirapuera. Tenho certeza de que os fãs vão se emocionar, relembrar momentos históricos e conhecer um pouco mais do legado do nosso tricampeão”, afirma Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do piloto.

A trilha sonora foi baseada em músicas eruditas e populares da época de sua infância e juventude. Um destaque para os artistas que Senna gostava, como por exemplo Phil Collins e em outras que fizeram parte de CDs em tributo a ele. Entre as canções escolhidas para a apresentação estarão trechos de grandes sinfonias, heavy metal e rocks progressivos. Uma música inédita faz parte do show, a Cantata da trilha do filme Alexander Nevsky, composição de Sergei Prokofiev, foi reinterpretada pelo músico paulista Mizinho Carvalho, em estética heavy metal. A canção “You’re Simply the Best” (Tina Turner dedicou a música a Senna, em uma ocasião em que ele estava na plateia de um show) é o motor sonoro das cenas em atos de coragem do homenageado, e dois sambas-enredos feitos em homenagem a ele (Gaviões da Fiel e Unidos da Tijuca).

A Fonte Multimídia conta com um sistema de som espalhado pelo lago, que é programado para dar a impressão de que o carro corre pela margem do lago.

A direção do espetáculo é de Ayrton Martini (Divina Comédia), roteiro e narração de Cleston Teixeira, a edição de imagens ficou a cargo da Mox Produções e a edição de trilha e programa da Fonte é do Estúdio A Gandaia.

Confira o vídeo com algumas imagens da “avant premiere”.

SERVIÇO

Fonte Multimídia do Parque Ibirapuera – Programação Especial em Homenagem a Ayrton Senna

Estreia: 1º de maio, às 20h.

Quando: dias 2, 3, 9 e 10 de maio

Horários: Duas apresentações: às 20h e 20h30.

Local: Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n.

Valor: Grátis