Notícias

Ayrton Senna: herói das pistas para 4 dos atuais campeões do mundo de F-1

Em enquete realizada pela revista oficial do GP da Bélgica da F-1, distribuída neste último final de semana no circuito de Spa-Francorchamps, Ayrton Senna foi mais uma vez destaque na eleição sobre o melhor piloto de todos os tempos.

A pedido dos jornalistas do programa oficial da prova belga, os 22 pilotos do grid da F-1 teriam que escolher um “herói das pistas” (“racing hero”), um ídolo a quem buscavam se espelhar quando estavam acelerando nos autódromos do mundo.

Por uma larga margem, Senna foi quem mais recebeu menções: 11 pilotos, ou seja, metade do grid, sendo que o voto no brasileiro foi feito por quatro dos cinco atuais campeões mundiais de F-1: Sebastian Vettel (piloto da Red Bull, tetracampeão da F-1 em 2013, 2012, 2011 e 2010), Jenson Button (da McLaren, campeão em 2009), Lewis Hamilton (Mercedes, campeão em 2008) e Fernando Alonso (Ferrari, bicampeão em 2005 e 2006).

Também votaram em Ayrton Senna como seu ídolo no esporte o vencedor do GP da Bélgica e sensação da atual temporada, Daniel Ricciardo (Red Bull), Pastor Maldonado (Lotus), Nico Hulkenberg (Force India), Sergio Perez (Force India), Adrian Sutil (Sauber), Esteban Gutierrez (Sauber) e Jean-Eric Vergne (Toro Rosso).

A concentração de votos em Senna foi algo único na enquete realizada pela revista oficial do GP da Bélgica de F-1. Enquanto o brasileiro recebeu 11 votos, o segundo piloto mais votado teve quatro menções: o alemão Michael Schumacher, o escolhido do brasileiro Felipe Massa, da equipe Williams.

Em terceiro na lista de ídolos dos atuais pilotos, ficou o finlandês Mika Hakkinen, com dois votos. Depois, vários nomes do passado da F-1 figuram com uma menção, como o austríaco Jochen Rindt, o sueco Ronnie Peterson e o escocês Jackie Stewart. James Hunt foi lembrado por outro piloto que também alcançou um título mundial: Kimi Raikkonen, da equipe Ferrari.