Notícias

Capacete de Ayrton Senna é eleito o mais icônico da história da Fórmula 1 pela Revista Autosport

O histórico capacete de Ayrton Senna em amarelo, verde e azul foi eleito pela revista britânica “Autosport” como o mais icônico da Fórmula 1. O site da conceituada revista especializada em automobilismo publicou uma lista nesta quarta-feira (18), com os 10 modelos que mais marcaram a categoria.

Além do casco com as cores da bandeira nacional usado por Ayrton, também foram lembrados: o capacete azul escuro e vermelho de Emerson Fittipaldi e a gota vermelha de Nelson Piquet. Ambos ficaram entre os 10 mais famosos.

O desenho do capacete de Ayrton foi criado por Sid Mosca no final dos anos 1970, a pedido do piloto. A ideia do artista era exaltar as cores da pátria e criar uma sensação de velocidade, com faixas em verde e azul que saíam da viseira. A pintura logo se tornou um símbolo de Senna ainda no kart e o acompanhou ao longo de sua vitoriosa carreira na F-1.

O assunto “capacete” voltou a ser tema na Fórmula 1 devido a possibilidade da Federação Internacional de Automobilismo proibir os pilotos de usarem mais de uma pintura de capacete por ano. A medida pode servir para voltar a criar uma identidade entre o piloto e o público, o que pode estar se perdendo com o tempo e com os diferentes modelos utilizados pelos pilotos ao longo das corridas da temporada.

Confira a lista completa divulgada pela “Autosport”:
1- Ayrton Senna
2- Nigel Mansell
3- Nelson Piquet
4- Gilles Villeneuve
5- Graham Hill
6- Jacques Villeneuve
7- Emerson Fittipaldi
8- Ronnie Peterson
9- Jean Alesi
10- Jackie Stewart