Noticias

Carro do primeiro pódio de Senna na Inglaterra é restaurado e será exposto em festival

01/02/2019

Após anos de sucesso e conquistas no kart, Ayrton Senna fez sua estreia oficial em corridas de monopostos em 1981, na Inglaterra. O carro de seu primeiro pódio, usado por Senna a partir da sua segunda prova naquele ano, acaba de ser restaurado e será exposto no festival inglês Race Retro.

Com o modelo Van Diemen RF81, Ayrton Senna disputou 19 corridas, conquistou 18 pódios e 12 vitórias, números que lhe garantiram os títulos de campeão da Fórmula Ford 1600 por dois campeonatos diferentes: Townsend Thoresen e RAC British.

O carro pilotado por Senna foi restaurado por ninguém menos que Ralph Firmann, dono da equipe inglesa, que na época foi apresentado a Ayrton pelo também piloto brasileiro Chico Serra.

Relembre o Senna TV com Chico Serra

A primeira vez em que o brasileiro pilotou a máquina foi na etapa de Thruxton, realizada em 8 de março de 1981, e Senna chegou na terceira posição. Na corrida anterior, a primeira prova de Senna na Fórmula Ford, o pilotou utilizou o modelo Van Diemen RF80, feito pela equipe para a temporada anterior.

Uma semana depois do seu primeiro pódio, Senna venceria sua primeira corrida no automobilismo em Brands Hatch. Antes de chegar na Fórmula 1, o brasileiro também foi campeão da Fórmula Ford 2000 britânica e europeia em 1982, além de ter garantido os títulos da Fórmula 3 inglesa e europeia em 1983 com a equipe West Surrey.

“Estamos profundamente honrados em ter o Van Diemen no Race Retro e emocionados porque nossos visitantes serão os primeiros a ver mais de perto este incrível carro de corrida”, comentou Lee Masters, da organização do evento.

A Race Retro será realizada entre os dias 22 e 24 de fevereiro em Stoneleigh Park, Warwickshire, região próxima da cidade de Birmingham. Para mais informações, acesse o site da exposição.