Notícias

Conquista histórica de Senna no kart completa 43 anos

Ayrton Senna conquistou seu primeiro título do Campeonato Brasileiro de Kart em 16 de julho de 1978 no Kartódromo de Tarumã, em Viamão (RS), na Grande Porto Alegre. Na competição, Senna utilizou um kart com o número 16, um macacão laranja e ainda não tinha sua pintura icônica no capacete – ele usava um casco branco com uma faixa azul e iniciaria sua história com o icônico capacete justamente na competição seguinte, o Mundial de Kart (em Le Mans).

O Brasileiro de Kart começou em uma sexta-feira (dia 14), com a realização dos primeiros treinos. No total, foram três baterias para definir o campeão da 1ª categoria 100cc, da qual Senna fazia parte. Todas as provas foram realizadas no domingo e tiveram 21 voltas.

Senna, que ainda tinha 18 anos na época e competia pela equipe Sulam, venceu todas as provas e deu o troco no rival Walter Travaglini. O adversário havia ficado com o título do ano anterior, quando Senna terminou com o vice-campeonato.

Em entrevista concedida ao jornal Zero Hora em 1994, o jornalista Lemyr Martins contou que Senna foi para Tarumã dirigindo a caminhonete de Seu Milton, pai do piloto. Ayrton havia acabado de tirar sua carteira de habilitação e logo pegou a estrada para uma maratona até o Rio Grande do Sul. Sem se importar muito com o cansaço, Senna colocou seus dois karts na caçamba e dirigiu tranquilo mais de 1.100 km, atravessando três estados brasileiros.

O Campeonato Brasileiro de Kart de 1978 teve mais de 150 pilotos inscritos e contou com cinco categorias diferentes. Na edição de 2019, o torneio contou com 19 categorias diferentes em Cascavel (PR). Em 2020, as competições serão disputadas a partir do dia 7 de dezembro no SpeedPark, kartódromo localizado em Birigui, no interior de São Paulo.

Confira alguns jornais da época que falaram sobre a conquista inédita de Senna.