Uma estátua especial em homenagem a Ayrton Senna, brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1, foi inaugurada na Polônia, próxima ao Museu de Mineração e Esportes Motorizados em Wałbrzych. A cerimônia de inauguração aconteceu no último sábado (18) e a obra foi uma iniciativa de Jerzy Mazur, multicampeão polonês e europeu em várias modalidades do automobilismo, bem como o primeiro polonês na história na linha de chegada do Rally Dakar.

Esta, inclusive, não é a primeira homenagem prestada a Senna na cidade polonesa: exatamente 6 anos atrás, uma rua em homenagem ao tricampeão mundial de F1 foi inaugurada em Wałbrzych.

“Há 3 anos venho preparando o evento relacionado à criação e inauguração do monumento Senna, coloquei todo meu coração, emoções e energia nele. O monumento é uma homenagem ao melhor motorista de todos os tempos e, sobretudo, ao homem que ajudou os mais necessitados, principalmente as criança. Você pode ganhar fama, mais títulos, mas notar os outros, é uma coisa extraordinária”, diz Jerzy Mazur, empresário e curador do Museu de Mineração e Esportes Motorizado, que foi criado há mais de 22 anos.

A estátua em homenagem a Senna fica localizada na rua que leva seu nome, próximo ao Museu de Mineração e Esportes Motorizados. O evento do último sábado também contou com a leitura de uma carta enviada por Bianca Senna, CEO de Senna Brands, que valorizou a importância de manter o legado do tricampeão mundial de F1 vivo internacionalmente.

“É com muito orgulho e satisfação que recebemos a notícia de mais uma bela homenagem a Ayrton Senna, ainda mais em um País como a Polônia, onde a paixão pelo esporte é sempre muito grande, a exemplo do que acontece no Brasil. A família Senna faz questão de enaltecer todas as iniciativas que buscam deixar vivo o legado de Ayrton para as próximas gerações e este trabalho é fundamental”, diz Bianca Senna.

A sobrinha do tricampeão mundial de Fórmula 1 também falou sobre os valores que seu tio levava e que une as pessoas em tempos de pandemia.

“Por isso, precisamos de parceiros que estejam em sintonia com os valores que ele tanto priorizou dentro e fora das pistas, como garra, determinação e superação. Em tempos de uma pandemia mundial, esta inspiração é ainda mais importante e em nome da família Senna só temos a agradecer por escolherem o Ayrton como uma fonte de inspiração para tantos jovens na Polônia”, completou Bianca.