Notícias

F-1 começa temporada 2014 na Austrália marcada pela volta dos motores turbo

A abertura da temporada da Fórmula 1 em 2014 será neste final de semana na Austrália, país que, na época de Ayrton Senna na categoria, recebia a prova de encerramento do campeonato. O circuito também era diferente do atual: ao invés das ruas do Albert Park, em Melbourne, como hoje, Senna acelerava no também circuito de rua de Adelaide.

Foi justamente nesta pista onde o brasileiro conquistou sua última e histórica vitória: em 1993, com a McLaren, deixando seu grande rival, Alain Prost, da Williams, em segundo lugar. Na ocasião, o francês fazia sua corrida de despedida da F-1 – e Ayrton, da McLaren, equipe pela qual conquistou seus três títulos mundiais.

Para este ano, a grande novidade da principal categoria do automobilismo mundial é a volta dos motores turbo, que marcaram época também nos anos 1980 – Ayrton Senna foi o último piloto a ser campeão com este tipo de propulsor na F-1, em 1988, com a McLaren-Honda.

Os primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália já começaram nesta sexta-feira (14). O classificatório que define o grid de largada será na madrugada de sábado, às 3h, mesmo horário da prova de domingo. A transmissão será pela Globo.