Noticias

Há exatos 30 anos, Senna conquistava vitória número 50 do Brasil na F1

23/04/2019

Em 23 de abril de 1989, Ayrton Senna disputou o Grande Prêmio de San Marino de F1 e alcançou uma marca histórica para o Brasil. Com o triunfo naquele dia, em Ímola, o piloto brasileiro garantiu a 50ª vitória do País na categoria. Além de Ayrton, Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet haviam vencido na categoria até aquela oportunidade.

Hoje, 30 anos depois, o Brasil está sem um representante no grid, mas possui Pietro Fittipaldi como piloto de testes da Haas e Sérgio Sette Câmara como piloto de desenvolvimento da McLaren. Os números nesses 30 anos dobraram: são 101 vitórias de pilotos brasileiros no total. Rubens Barrichello e Felipe Massa também colocaram seus nomes entre os vencedores do País na F1, cada um com 11 vitórias cada. Senna é o maior vencedor do País, com 41 triunfos.

A vitória de número 50, inclusive, poderia ter vindo um mês antes no GP do Brasil, disputado em Jacarepaguá, na abertura da temporada de 1989. Ayrton fez a pole no Rio de Janeiro, mas levou um toque logo ainda na largada, o que lhe custou o bico do carro e muito tempo perdido nos boxes.

Um mês depois, em Ímola, Senna garantiu a pole novamente e ainda colocou 40 segundos de vantagem para Alain Prost no tempo final da corrida em sua vitória. Também foi a primeira vitória do piloto após conquistar seu primeiro título mundial em 1988. No pódio, bastante comemoração de Ayrton e cara de decepção para Prost, que sequer cumpriu o protocolo de estourar o champanhe.

Segundo o francês, havia um acordo de cavalheiros em que os dois não disputariam posições após a primeira volta. Como a corrida teve duas largadas, Senna tomou à frente ao ultrapassar Prost após a segunda largada, o que criou uma polêmica entre ambos. A rivalidade começava a se acirrar ainda mais para o restante daquela temporada.

Confira o ranking de vitórias dos brasileiros na história da F1:

1- Ayrton Senna – 41 vitórias

2- Nelson Piquet – 23 vitórias

3- Emerson Fittipaldi – 14 vitórias

4- Rubens Barrichello – 11 vitórias

4- Felipe Massa – 11 vitórias

6- José Carlos Pace – 1 vitória