Notícias

Há exatos 40 anos, Senna fazia sua primeira corrida em Silverstone

Palco nobre do automobilismo europeu e mundial, Silverstone foi um dos circuitos mais atrelados a Ayrton Senna no início de sua carreira nas categorias de base da F1 e sua estreia no lendário traçado do Reino Unido aconteceu há exatos 40 anos, na Fórmula Ford 1600, prova que o brasileiro terminou na segunda colocação.

A pista, localizada na região de East Midlands, na Inglaterra, foi o local em que o piloto brasileiro mais disputou provas de Fórmula 3. Foram seis vitórias em oito corridas disputadas, fato que ampliou a fama do apelido dado pela imprensa local.

Desde a Fórmula Ford, os jornalistas já apelidavam a tradicional pista inglesa de “Silvastone”, em referência ao sobrenome do piloto que era conhecido como “da Silva” naquela época.

Além de faturar provas na Fórmula Ford, F-3 e F-1, Senna estabeleceu o novo recorde do circuito diversas vezes. Com três vitórias na Fórmula Ford e uma na Fórmula 1, em 1988, Senna totalizou 10 triunfos no mesmo circuito. Contando todas as provas oficiais do brasileiro no automobilismo, foi nesse templo sagrado dos ingleses em que Ayrton Senna da Silva mais venceu na carreira.

Curiosidade: para os ingleses entenderem o fato de que Ayrton usaria mais o sobrenome “Senna” do que o “da Silva”, foi explicado para os britânicos que “Silva” era como “Smith” na Inglaterra, um sobrenome bastante popular e que era encontrado em muitas famílias.