Notícias

Kart de José Dias Dirani, que foi pilotado por Ayrton Senna, será leiloado em Londres

O kart pilotado pelo lendário Ayrton Senna será leiloado no próximo dia 5 de setembro em Londres, na Inglaterra. O evento terá realização da RM Sothebys, empresa especializada em leilões de carros clássicos, e acontecerá no Battersea Evolution, centro de eventos na capital inglesa.

Parte da renda será redirecionada ao Instituto Ayrton Senna, que há mais de 20 anos contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação, beneficiando anualmente 1,5 milhão de alunos, 45 mil professores e mais de 600 municípios em 16 estados brasileiros.

Tricampeão mundial de F-1, Senna utilizou o kart no dia 19 de março de 1994. Naquele dia, Ayrton convidou alguns amigos para sua fazenda no interior de São Paulo, entre eles o mecânico José Dias Dirani, que havia comprado o kart número 14  para seu filho Danilo. Dirani manteve a relíquia sempre em perfeito estado.

Dirani manteve o kart durante todos estes anos guardado em sua oficina, na Vila Maria, Zona Norte de São Paulo –  a máquina contava também com uma carenagem amarela com o adesivo da Auto Center, nome da oficina do “Zezinho” ou simplesmente ”Zé”, como Senna gostava de chamar o amigo.

Ayrton Senna e Danilo Dirani no kart antes de ser restaurado.

O kartismo sempre foi o esporte favorito de Senna por causa de sua paixão pela categoria. “Era pura pilotagem, pura corrida. Não havia política envolvida”, declarou Senna na Austrália em 1993, quando lembrou de Terry Fullerton, seu maior rival no kart.

A máquina foi completamente restaurada pela fabricante do chassi, a Mini, e pelo construtor do motor, Lucio Pascual Gascon, o famoso “Tchê” – sempre lembrado como mentor de Senna na época em que competia nos karts. Além disso, a ideia de leiloar a relíquia foi de Silviano Domingues dos Santos Filho, especialista em condicionamento físico para pilotos desde 1990 e amigo há mais de 25 anos do mecânico José Dirani.

Os lances poderão ser feitos presencialmente, por telefone, por procuração ou pelo site do leilão (desde que o cadastro seja feito previamente).  O evento começa na terça-feira (04/09), quando o kart, localizado no lote 107, ficará exposto para visitação pública. Neste mesmo dia haverá recepção apenas para convidados das 18h às 21h (horário local). Na quarta-feira (05/09), a exposição pública será das 10h às 18h e o leilão terá seu início às 17h30.

Informações gerais do leilão:

Endereço: Evolução Battersea / Queenstown Road – Londres  SW8 4NW – Reino Unido

Leilão on-line: https://rmsothebys.com/en/auctions/LF18/London/lots/n0008-ayrton-senna-kart/708107

Dados técnicos do kart:

Fabricante: Kart Mini (chassis).

Ano de fabricação: entre 1991 e 1993.

Motorização: Komet (dois tempos); fabricado em 1990.

Combustível: gasolina.

Carburação: simples

Cilindrada: 125cc