O inglês Lewis Hamilton, fã declarado de Ayrton Senna, poderá igualar três números históricos da carreira do brasileiro neste final de semana no GP de Cingapura. Com 40 vitórias na Fórmula 1, o piloto da Mercedes está apenas um triunfo de alcançar o número de primeiros lugares daquele que foi seu herói de infância, e que continua sendo seu grande exemplo em sua vitoriosa carreira no automobilismo.

“Se Ayrton tivesse a chance de continuar, ele teria vencido muitas outras corridas e campeonatos, então acho que estou carregando este bastão para nós dois e me esforço para ganhar mais por nós dois. Eu acho que, se ele estivesse por perto, nós seríamos amigos”, disse Hamilton, em entrevista coletiva.

Caso a vitória venha justamente neste final de semana, Hamilton ainda irá igualar o feito completando a mesma quantidade de GPs que Senna disputou na Fórmula 1. Em Cingapura, corrida realizada à noite na Ásia, o inglês chegará às mesmas 161 provas, sempre utilizando as cores icônicas de Ayrton Senna em seu capacete.

“Me sinto como Ayrton. Quero continuar o legado de Senna. Eu não me sinto pressionado a vencer a corrida deste fim de semana para me igualar a ele. Não importa se for nesta etapa ou na próxima. O que importa é que eu finalmente terei o mesmo número de vitórias de Ayrton”, acrescentou o britânico.

Apesar de ter 16 poles position a menos que Senna, Lewis, no treino classificatório deste sábado, poderá igualar uma outra marca do tricampeão. Senna foi, na história da Fórmula 1, o único piloto a conseguir fazer 8 poles consecutivas, entre os GPs da Espanha de 1988 e o GP dos EUA de 1989. Hamilton vem em uma sequência de 7 poles seguidas nesta temporada, de Mônaco até o GP da Itália, o último realizado até aqui.

“Estou correndo há 22 anos, e gostaria de pensar que este tem sido o meu melhor ano, por tudo o que fui aprendendo ao longo de todo este tempo. No ano passado, tinha algumas pequenas coisas para melhorar, mas sinto que agora estou pilotando com o ápice da minha capacidade. Este é o meu objetivo, todos os dias tento viver ao máximo o meu potencial. Você não consegue ser perfeito o tempo todo, mas até agora tenho sido capaz de cumprir com o que preciso, e estou muito feliz por isso”, afirmou o inglês.

Apesar dos números só aumentarem durante a temporada, Hamilton sabe que o grande objetivo do ano é mesmo alcançar o tricampeonato mundial, conquistado por Ayrton em 1991. Líder do campeonato, Hamilton tem 252 pontos e está 53 à frente de Nico Rosberg, seu companheiro de equipe, restando sete provas para o final da temporada.