Noticias

Mural de Ayrton Senna, o mais novo cartão-postal de São Paulo, é inaugurado na Av. Paulista

10/11/2015

Nesta terça-feira (10), na semana do GP Brasil de Fórmula 1, foi inaugurado o painel de Ayrton Senna no cruzamento das avenidas Paulista e Consolação, no “coração” de São Paulo. O mural ‘A Lenda do Brasil’ foi pintado pelo artista Eduardo Kobra, em uma obra viabilizada pela Audi do Brasil em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

No painel de 41 metros de altura por 17,5 metros de largura, o renomado muralista paulistano, um dos pioneiros da arte de rua na capital, realizou a gigantesca obra retratando um close expressivo do olhar do ídolo em cores vibrantes e com modernas grafias.

“Tenho há muitos anos o sonho de fazer um grande mural sobre esse exemplo de talento, determinação e superação. É certamente a pessoa que mais pintei até hoje. Foram cerca de dez murais de pequeno e médio porte, além de uma tela. Embora eu não seja muito ligado aos esportes, Senna sempre foi um dos meus grandes ídolos. É para mim uma honra realizar agora um imenso mural em São Paulo sobre esse notável paulistano e brasileiro”, diz Kobra, que já produziu um mural para o Speedland, maior complexo de kart do País, também homenageando o ídolo nacional.

A arte começou a ser concebida no dia 21 de outubro deste ano, data em que se comemoraram os 25 anos do bicampeonato do piloto paulista na principal categoria do automobilismo mundial.

Além da imagem do piloto, o artista pintou ainda um A3 Sedan, com as mesmas grafias do painel, também apresentado nesta terça-feira. O veículo esteve exposto no Audi Lounge, localizado na rua Oscar Freire, e irá percorrer todo o país em eventos e ações de marketing da marca. Posteriormente, o carro será leiloado e a renda será revertida para o Instituto Ayrton Senna.

O piloto, considerado uma lenda no automobilismo mundial e recordista de poles position no GP Brasil (seis no total), foi o responsável por trazer a marca alemã ao mercado brasileiro em 1993, ano em que venceu no Autódromo de Interlagos pela segunda vez na F-1 (a primeira foi em 1991).

“Ficamos honrados em dar esse presente para a cidade de São Paulo. Além de ídolo do esporte internacional, o Senna foi muito importante para a história da Audi no Brasil e essa homenagem não poderia ter vindo em melhor hora. Acabamos de iniciar a produção do A3 Sedan no país, por isso esse mural chega para relembrar a trajetória da marca e reafirmar nosso crescente sucesso”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

Para Bianca Senna, diretora de branding do Instituto e sobrinha de Ayrton, a obra será um ponto turístico e um verdadeiro cartão postal da cidade.

“Com certeza o mural ‘A Lenda do Brasil’ será um marco para a cidade de São Paulo e se tornará uma atração turística em uma das regiões que mais recebe visitantes na cidade, chamando a atenção de paulistas e turistas de outros estados e países. Tenho certeza de que o mural vai agradar não apenas aos fãs do Ayrton e de automobilismo, mas também de todos apreciadores de arte”, diz Bianca.