Noticias

No aniversário de São Paulo, conheça as homenagens da cidade para Ayrton Senna

23/01/2019

Neste dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 465 anos. A maior cidade do País foi onde Ayrton Senna nasceu, cresceu e disputou suas primeiras competições oficiais na carreira, ainda no kart, antes de tomar rumo à Europa para realizar o sonho de ser piloto de Fórmula 1.

Em São Paulo, Senna venceu sua primeira corrida de kart e triunfou em duas corridas heroicas disputadas em Interlagos na Fórmula 1 em 1991 e 1993. Confira os pontos da metrópole que trazem homenagens ao piloto paulistano:

Praça Ayrton Senna do Brasil

A praça em homenagem ao nosso tricampeão mundial foi inaugurada no dia 1º de maio de 2017 no bairro do Paraíso e possui uma área de 15.000 m2, com 80% do espaço composto por grama, além de bancos para os visitantes. Em localização próxima ao Parque do Ibirapuera, uma das principais atrações da praça é o monumento de bronze “Velocidade, Alma e Emoção” de 2,5 toneladas, criado em 1995 pela artista Melinda Garcia em homenagem ao piloto. A escultura de bronze tem 5 metros de comprimento e anteriormente era exposta na entrada do Túnel Ayrton Senna. No monumento, uma frase de Ayrton Senna foi fixada: “Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência”.

Endereço: Rua Curitiba, 290 – Paraíso

Kartódromo Ayrton Senna

Ayrton venceu sua primeira corrida de kart em julho de 1973, quando tinha apenas 13 anos de idade. O palco desta vitória foi o antigo Kartódromo de Interlagos, que hoje leva o nome de Kartódromo Ayrton Senna, localizado atrás da antiga reta oposta do autódromo paulistano.

Endereço: Av. Jacinto Júlio, 1-311 – Cidade Dutra

Autódromo de Interlagos – S do Senna

O Autódromo José Carlos Pace foi palco de duas vitórias heroicas do tricampeão mundial. Os Grandes Prêmios do Brasil de 1991 e 1993 entraram para a galeria de momentos espetaculares do ídolo brasileiro e ficaram marcados na história do esporte a motor. Entre 1989 e 1990, o autódromo passou por uma grande reforma em seu traçado e tudo foi vistoriado de perto por Ayrton. Assim que ficou pronto o novo circuito, o piloto foi homenageado com o ‘S do Senna’, sequência de curvas que faz referência ao maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos.

Endereço:  Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 – Interlagos

Mural de Eduardo Kobra na Avenida Paulista

Na semana em que foi realizado o GP Brasil de Fórmula 1 de 2015, o mural “A Lenda do Brasil” foi inaugurado próximo ao cruzamento das avenidas Paulista e Consolação, no “coração” de São Paulo. O painel foi pintado pelo renomado artista Eduardo Kobra, em uma obra viabilizada pela Audi do Brasil em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Endereço: Rua da Consolação, 2608 (na esquina com a Av. Paulista, em frente à Praça José Molina)

Speedland

Foto: Bruno Terena

O Speedland, maior complexo de kart com entretenimento do País, foi inaugurado em 2015 com um mural em homenagem a Ayrton Senna. Os competidores que estiverem na pista podem ter o privilégio de passar ao lado da obra realizada por Eduardo Kobra. Além disso, vários itens do piloto já foram expostos no saguão de entrada do local, que fica localizado no bairro do Tatuapé.

Endereço: Rua Ulisses Cruz, 275 – Tatuapé, São Paulo – SP

Estação de Metrô Jardim São Paulo – Ayrton Senna

Em 2011, a Estação Jardim São Paulo do Metrô, localizada na Linha 1 – Azul passou a se chamar Estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna. Uma homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1, que viveu na Zona Norte de São Paulo durante sua infância e adolescência. Ayrton passou a ser a primeira personalidade a receber uma homenagem do Metrô de São Paulo.

Endereço: Avenida Leôncio de Magalhães, 1000, Jardim São Paulo

Complexo Viário Ayrton Senna

O Complexo Viário Ayrton Senna é formado por dois túneis, que somados atingem um total de 2.991,4 metros de extensão. A obra liga a região central da capital paulista com a Zona Sul, sob o Parque do Ibirapuera. A obra foi finalizada em 7 de dezembro de 1995.