Notícias

E o Troféu Ayrton Senna vai para…

Neste domingo acontece a cerimônia de premiação mais famosa do cinema americano: o Oscar. Se na sétima arte os atores são premiados com uma estatueta, nada mais justo que nas pistas os pilotos também sejam homenageados. Porém, um troféu que é mais especial do que “qualquer” Oscar, é o Troféu Ayrton Senna. Confira abaixo quem já recebeu essa honraria banhada a ouro:

Em 2014, Rubens Barrichello foi o primeiro piloto brasileiro a ser premiado com o troféu, graças a pole position conquistada na Corrida do Milhão da Stock Car. O ex-piloto de F-1 levou o título daquela temporada na sequência do campeonato.

Em 2015, o mesmo roteiro aconteceu na principal categoria do automobilismo brasileiro. Marcos Gomes fez a pole position na Corrida do Milhão, recebeu o Troféu Ayrton Senna, e ficou com o título no final do ano.

Além deles, Lewis Hamilton ganhou a estatueta por igualar a marca do seu ídolo. O britânico, fã de Ayrton Senna desde a infância, conquistou o tricampeonato mundial de F-1 em 2015. O piloto da Mercedes recebeu o troféu das mãos de Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, em Interlagos.

O único vencedor do “Oscar das pistas”, e que não é piloto, é o jornalista Reginaldo Leme. O comentarista da TV Globo acompanhou de perto a carreira do tricampeão e sempre trouxe histórias fantásticas de Senna para o público de automobilismo como o primeiro teste na F-1 (em 1983) e a conquista dos três títulos mundiais (1988, 1990 e 1991).

A estatueta de Ayrton Senna foi criada pelo artista plástico Wilson Iguti e possui 38 cm de altura, 13 cm de largura, 8 cm de profundidade e aproximadamente 6 kg. Você pode saber mais sobre ela na Ayrton Senna Shop.