Noticias

Parabéns, Emerson! Relembre algumas histórias que uniram Senna e Fittipaldi

12/12/2018

Nesta quarta-feira, Emerson Fittipaldi está completando 72 anos e o bicampeão mundial da Fórmula 1 tem ótimas lembranças da convivência com Ayrton Senna. Sempre que é perguntado sobre o amigo, o primeiro piloto brasileiro a vencer na F-1 sempre fala com bastante carinho do tricampeão.

Apesar de terem vivido épocas diferentes na principal categoria do automobilismo, os dois pilotos se encontravam nas corridas, principalmente quando Emerson ainda não estava em finais de semana de disputa na Fórmula Indy e viajava para a Europa acompanhar a F-1.

Relembre algumas histórias:

1- Emerson entrega prêmio para Senna no pódio

Em história lembrada por Reginaldo Leme no Senna TV, Emerson entregou para Ayrton o prêmio pela vitória em Hockemheim (Alemanha) na Fórmula Ford 2000. A categoria fazia parte das preliminares da F-1 naquele dia 8 de agosto de 1982 e Emerson foi entrevistado por Reginaldo logo na sequência da cerimônia de pódio. Fittipaldi falou sobre quais deveriam ser os próximos passos de Senna em sua carreira.

2- Testes de pneus em Jacarepaguá na F-1

Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi estiveram pilotando juntos na F-1 por alguns dias. Isso aconteceu em janeiro de 1984, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Enquanto Senna realizava seus primeiros testes com a Toleman antes da estreia oficial na categoria, o bicampeão mundial havia sido convidado pela Spirit, que também utilizava motores Hart, para auxiliar o time no desenvolvimento do carro.

Emerson lembrou essa história em uma publicação no Facebook com a foto acima.

“Eu fui convidado pela Spirit-Hart para os treinos de pneus em Jacarepaguá no mês de janeiro de 1984. Ao meu lado, o estreante Ayrton Senna, recém contratado pela Toleman-Hart. Nesses dias estávamos juntos no mesmo hotel e saímos para jantar todos os dias. Foram momentos de muita amizade e risada”, disse Emerson.

3- Vitórias de Fittipaldi e Senna no mesmo dia

Em 28 de maio de 1989, Emerson Fittipaldi conseguiu uma das vitórias mais importantes de sua carreira: venceu as 500 Milhas de Indianápolis, da Indy, nos Estados Unidos. Poucas horas depois, há 3.260 quilômetros dali, Senna triunfava no GP do México de Fórmula 1 de ponta a ponta e assumia a liderança da temporada.

Relembre o final das duas provas nas narrações de Luciano do Valle e Galvão Bueno.

4-  A profecia de Emerson sobre Senna

Em história contada ao repórter Felipe Siqueira do Globoesporte.com, Emerson lembrou de quando Ayrton Senna era sua grande aposta para chegar na F-1. Em 1981, os campeões se encontraram no GP da Áustria  e Fittipaldi apresentou Senna para diversos chefes de equipe da época.

– Como o Ayrton era muito tímido, eu estava com ele no GP da Áustria e disse: “Ayrton, quando acabar o treino vou te levar a todas as equipes de F-1 e vou te apresentar”. E aí eu o surpreendi. Eu chegava para todo mundo e falava: “Este é Ayrton Senna da Silva. Futuro campeão mundial”. E ele ficava todo sem jeito.

 5- Teste na Indy 1992

Uma história que ficou marcada para Emerson e Ayrton foi quando os dois pilotos testaram o carro da Penske da Fórmula Indy em 1992 na pista de Firebird (EUA). Senna ainda não havia fechado contrato com a McLaren para correr em 1993 e Fittipaldi aproveitou para convidá-lo para um teste que ficaria para história da equipe de Roger Penske. O Senna TV contou essa história completa e visitou o local onde o carro usado por Ayrton está guardado.