Ayrton Senna
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
    • Campanha #MundoSenna
    • Quem foi Ayrton Senna
    • Notícias
    • Senna TV
    • Loja Oficial
      • BRASIL
      • INTERNACIONAL
    • Memorial
    • Newsletter
    • Fale Conosco
    • Perguntas Frequentes
    • Política de Uso
  • piloto
    • Fórmula 1
      • Especial 30 anos - 1º título
      • Especial Silverstone
      • Rei de Mônaco
      • 1994
      • 1993
      • 1992
      • 1991
      • 1990
      • 1989
      • 1988
      • 1987
      • 1986
      • 1985
      • 1984
      • 1983: o ano dos testes na F-1
      • Tricampeonato
      • Conquistas/41 Vitórias
      • A F1 antes e depois de Senna
    • Fórmula 3
      • 1982 – Thruxton
      • 1983
    • Fórmula Ford
      • 1982
      • 1981
    • Kart
      • 1982
      • 1981
      • 1980
      • 1979
      • 1978
      • 1977
      • 1976
      • 1975
      • 1974
      • 1973
    • A arte de pilotar
      • Websérie - Ayrton Senna, O Musical
      • Do anonimato à Estrela
      • Ayrton Senna em números
      • Preparação e treino
      • Como Ayrton Senna ajudou a preparar os carros
      • Segredos da pista molhada
      • As ultrapassagens
      • Além do limite de aderência
      • O bom uso dos pneus
      • Como fazer as curvas
      • Técnicas para troca de marchas
      • Técnicas do freio
      • Técnicas do acelerador
      • Vitórias em pistas de rua
      • 10 anos de Fórmula 1 (1984-1994)
    • Provas Especiais
      • O dia em que Ayrton Senna testou carros de rali na Europa
      • A histórica corrida de Senna em um protótipo
      • Bercy: O último duelo entre Senna e Prost foi no kart
      • Quando Senna deu seu cartão de visitas para o mundo da Fórmula 1
      • O teste com a Penske na Fórmula Indy
    idolo
    • #MeuAyrton
    • Infância
    • Atitude Ayrton Senna
      • Perfil
      • Hobbies
    • Memórias
      • Férias de Verão
    • Amigos
    • Ayrton Senna: O Legado
      • O Legado
      • AYRTON SENNA
      • SENNA BRAND
      • SENNINHA
      • Instituto Ayrton Senna
    • Fotos Pessoais
    • Galeria
      • Itens de Corrida
      • Galeria Diversos
      • GP Brasil 2014
      • Exposição – Senna na Cabeça e no Coração
    legados
    • Frases
    • Fã-clubes
    • Livros
      • Inglês
      • Português
      • Italiano
      • Japonês
      • Outras Línguas
    • Depoimentos
      • Depoimentos de Fãs
      • Depoimentos de Personalidades
Notícias

Parabéns, Rio de Janeiro! Cidade foi palco da estreia de Senna na McLaren

01/03/2021
Compartilhe este artigo

Tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna teve o início de sua trajetória na McLaren no Rio de Janeiro, cidade que completou 456 anos nesta segunda-feira (1). O Autódromo de Jacarepaguá foi palco em 1988 da abertura da temporada no dia 3 de abril. Quatro anos antes, Senna já havia estreado na F-1 na mesma pista com a Toleman.

A expectativa do público local em 1988 era de que Senna pudesse conquistar sua primeira vitória no Grande Prêmio do Brasil. A animação da torcida ficou ainda maior no dia anterior, quando Ayrton cravou a pole position com mais de meio segundo de vantagem para o segundo colocado do grid, que era o inglês Nigel Mansell.

Principal rival do brasileiro na temporada do seu primeiro título, Alain Prost era apenas o terceiro colocado na hora da largada. Logo após a volta de apresentação, antes mesmo da bandeira verde ser agitada, Senna sinalizou com as mãos que tinha problemas na McLaren. O piloto saiu correndo em direção aos boxes para pegar o carro reserva e mais uma volta de apresentação precisou ser realizada pelos carros.

Depois de acontecer o segundo procedimento de largada, Senna saiu atrás de todos os adversários acelerando bastante forte para tentar pelo menos entrar na zona de pontuação. O piloto da McLaren fez uma recuperação impressionante: ultrapassou grandes nomes como Thierry Boutsen, Michele Alboreto e Nelson Piquet até chegar na terceira posição, aproveitando também o abandono de Nigel Mansell.

Na 31ª volta, quando Senna pressionava Gerhard Berger na busca pelo segundo lugar, Ayrton foi desclassificado pelos comissários, que consideraram a troca de carro irregular antes da largada. Apesar da reclamação da McLaren e de Ron Dennis, o brasileiro precisou recolher o carro para os boxes.

Mesmo desapontado com aquele domingo, Senna se manteve bastante focado durante o ano e logo na prova seguinte conquistaria seu primeiro triunfo pela McLaren ao vencer o GP de San Marino. Ao todo, Senna triunfou em oito das 16 provas daquele ano. Prost, que venceu o GP do Brasil, ainda obteve outras seis vitórias em 1988 e ficou com o vice-campeonato mundial.

As vitórias de Senna no Brasil ficariam guardadas para Interlagos, em São Paulo, nas temporadas 1991 e 1993. No Rio de Janeiro, Senna conquistou três poles (1986, 1988 e 1989). O seu melhor resultado foi o segundo lugar em 1986 na pista carioca, que atualmente deu lugar ao Parque Olímpico.

Compartilhe este artigo

notícias relacionadas

05/07/2022

Recorde de poles em 1986: Senna já demonstrava potencial de campeão desde cedo

28/06/2022

Marca Senna anuncia nova parceria global com Topps para comercializar cards colecionáveis do ícone da F1

23/06/2022

No Dia do Atleta Olímpico, confira dez frases motivacionais de Ayrton Senna

13/06/2022

Troféu Ayrton Senna de Kart terá várias atrações além de uma competição com melhores pilotos do País no SpeedPark

Ayrton Senna
  • O Piloto
  • O Ídolo
  • O Legado
  • Novidades
  • Loja Oficial
    • BRASIL
    • INTERNACIONAL
  • Newsletter
  • Fale Conosco
  • Perguntas Frequentes
  • Política de Uso
  • Créditos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube