As 41 vitórias que marcaram a carreira de Ayrton Senna são contadas em detalhes, com relatos do piloto e de quem esteve por perto durante os seus 10 anos de Fórmula 1.
Momentos inesquecíveis.
Quarenta e uma festas que se espalharam pelo Brasil e pelo mundo em quarenta e um domingos de corrida.


Grande Prêmio de Portugal – 1985
Após a estreia pela Lotus no Grande Prêmio do Brasil, em Jacarepaguá, “boas” condições climáticas esperavam por Ayrton Senna em Portugal. Boas, claro, para um piloto bom em pista molhada com


Grande Prêmio da Bélgica – 1985
Ayrton Senna conquistou, no Grande Prêmio da Bélgica de 1985, sua segunda vitória de sua carreira na Formula 1. E ele foi absoluto em todos os aspectos. O GP em Spa-Francorchamps naquele ano seria


Grande Prêmio da Espanha – 1986
Estava reservada a Ayrton Senna no circuito de Jerez de la Frontera uma de suas mais espetaculares vitórias da Fórmula 1. Contra as Williams de Nigel Mansell e Nelson Piquet e as McLaren de Alain Pr


A primeira vez em que Senna levantou a bandeira do Brasil na F-1
Os norte-americanos nunca foram grandes entusiastas do futebol, mas o clima da disputa do Mundial de Futebol de 1986 havia chegado à Detroit naquele final de semana. Ayrton Senna conquistou a pole po


Grande Prêmio de Mônaco – 1987
O charmoso circuito de rua de Monte Carlo sempre foi um desafio à parte dentro da temporada para os pilotos de Fórmula 1. Até então, em 37 anos de história (dentro da F-1, já que o Grand Prix ex


A vitória surpreendente de Senna sem pit-stops em Detroit
A torcida esperava grandes feitos de Ayrton Senna em Detroit. O piloto vinha de uma grande vitória em Mônaco três semanas antes e já tinha vencido nos Estados Unidos em 1986, também com a


Grande Prêmio de San Marino – 1988
Uma corrida na Itália sempre trazia à tona o sentimento do povo local em relação à Ferrari e seus pilotos, ainda mais contando com o compatriota Michele Alboreto na equipe. Mas a verdade é que n


Trinta anos da vitória de Senna no GP do Canadá de 1988
A vitória no GP do Canadá era providencial para as pretensões de Ayrton Senna no campeonato. Prost tinha 33 pontos na competição, 18 a mais que o brasileiro. Ayrton vinha de duas corridas complic


Grande Prêmio da Inglaterra – 1988
Após a dobradinha da McLaren com a vitória de Alain Prost em “casa” no circuito de Paul Ricard (França), a Fórmula 1 já se preparava na semana seguinte para mais uma etapa, desta vez no circu


Grande Prêmio de Detroit – 1988
Um dos atrativos de Detroit, a capital do automóvel, era o enorme placar que registrava cada automóvel fabricado na cidade. No domingo do GP dos Estados Unidos de 1988, às 13h, 2.585.257 automóvei


Grande Prêmio da Alemanha – 1988
O GP da Alemanha prometia ter um roteiro semelhante ao da prova realizada na Inglaterra onde, sob chuva, Senna deu espetáculo com a McLaren duas semanas antes. O campeonato tinha Alain Prost


Grande Prêmio da Hungria – 1988
Hungaroring reunia em suas curvas do traçado travado as condições ideais para que os carros equipados com motores aspirados pudessem competir de igual para igual com os de motores turbo. Após uma


Grande Prêmio da Bélgica – 1988
O intervalo de três semanas entre o GP da Hungria e o da Bélgica foi marcado pela perda de uma figura lendária: Enzo Ferrari, que morreu no dia 14 de agosto de 1988. Aos 90 anos, o fundador da escu


Grande Prêmio do Japão – 1988
Dá para entender a reverência que o público japonês tem com Ayrton Senna: foi lá que o piloto deu alguns de seus maiores espetáculos, especialmente no GP de 1988. Foi a primeira decisão de tít


Grande Prêmio de San Marino – 1989
Em Ímola, havia um mar de faixas saudando os pilotos da Ferrari, Gerhard Berger e Nigel Mansell. O inglês abriu a temporada com vitória no Brasil, em Jacarepaguá, onde Senna levou um toque logo na


Grande Prêmio de Mônaco – 1989
Quinze dias após a vitória de Ayrton Senna em Ímola, a primeira dele na temporada, o brasileiro voltava ao circuito em que ele mesmo admitia ter cometido sua grande barbeiragem na Fórmula 1, um an


Senna iguala recorde de poles de Jim Clark e vence de ponta a ponta no México em 1989
Cerca de duas horas antes do início do GP do México, Emerson Fittipaldi vencia as 500 Milhas de Indianápolis exatamente naquele 28 de maio de 1989. O Brasil tinha a oportunidade de ter dois campeõ


Grande Prêmio da Alemanha – 1989
Ayrton Senna chegou a Hockenheim muito alegre. Até soava estranho aquele bom humor para quem não havia terminado as últimas quatro corridas, sendo que em três delas a vitória ficou com o seu riva


Grande Prêmio da Bélgica – 1989
O circuito de Spa-Francorchamps, de quase 7km de extensão, é o mais longo da Fórmula 1 atual e historicamente um dos mais seletivos e charmosos da categoria. A pista fica localizado na região


Grande Prêmio da Espanha – 1989
Depois do dissabor do improvável acidente com Nigel Mansell em Portugal, Ayrton Senna queria reencontrar a vitória na Espanha, buscando diminuir a vantagem de 24 pontos que Prost possuía sobre ele.


Grande Prêmio de Phoenix – 1990
A F-1 começava a temporada de 1990 com Ayrton Senna completamente focado na conquista do bicampeonato, título que que acabou escapando após polêmico GP de Suzuka do ano anterior. O brasileiro prec


Grande Prêmio de Mônaco – 1990
Antes do início do GP de Mônaco, o campeonato de 1990 estava bastante equilibrado. Três corridas foram disputadas e três pilotos de diferentes equipes venceram: Ayrton Senna, na abertura em Phoeni


Grande Prêmio do Canadá – 1990
O Grande Prêmio do Canadá costuma ser um dos mais movimentados da temporada – e para não dizer um daqueles em que as zebras costumam aparecer. Em 1990, o vencedor era o favorito daquela temporada


Grande Prêmio da Alemanha – 1990
Na falta de um piloto alemão na Fórmula 1, os alemães depositavam a sua torcida em Ayrton Senna. Havia motivo para isso: o piloto tinha vencido as últimas duas corridas em Hockenheim. Por isso, mu


Grande Prêmio da Bélgica – 1990
O desafiante circuito de Spa-Francorchamps deixava Ayrton Senna bastante à vontade. Tinha conquistado ali três vitórias até então, sendo as duas últimas conquistas (1988 e 1990) com direto a pol


Grande Prêmio da Itália – 1990
Havia um boato circulando os bastidores de Monza que dizia que Ayrton Senna estaria acertado com a Ferrari para a temporada de 1991, substituindo Nigel Mansell. De concreto, porém, apenas a disputa q


Grande Prêmio de Phoenix – 1991
Não há outra forma de contar a história da Fórmula 1 entre o final da década de 80 e o início dos 90 sem mencionar os duelos travados nas pistas entre Ayrton Senna e Alain Prost. Ambos iniciavam


Grande Prêmio do Brasil – 1991
Ayrton Senna completou 31 anos na antevéspera da corrida, mas não quis festa. Seu maior presente seria a primeira vitória no Grande Prêmio do Brasil, ainda mais em Interlagos, uma pista que ajudou


Grande Prêmio de San Marino – 1991
O apaixonado público italiano marcou presença em Imola. Eram cerca de 150 mil ferraristas prontos para apoiar Alain Prost e Jean Alesi, os pilotos da escuderia. Os italianos acreditavam que aquela e


Grande Prêmio de Mônaco – 1991
Após triunfar nas três primeiras etapas do campeonato de 1991, Ayrton Senna buscaria sua quarta vitória na temporada e a quarta em Mônaco na carreira. Vencer em Mônaco é um desafio que começa n


Grande Prêmio da Hungria – 1991
As quatro vitórias conquistadas no início da temporada ainda garantiam a liderança do Mundial de Pilotos para Ayrton Senna. Mas a diferença vinha diminuindo na temporada europeia e a performance d


Grande Prêmio da Bélgica – 1991
Ayrton Senna chegou em Spa-Francorchamps, na Bélgica, com uma boa vantagem no campeonato. Tinha 61 pontos, doze a mais que o vice-líder Nigel Mansell. O problema não estava na tabela de pontuação


Grande Prêmio da Austrália – 1991
Ayrton Senna já era campeão, mas não se preocupou em apenas desfilar pelo circuito de Adelaide. Chegou e cravou a pole position nos treinos. Foi a pole número 60 da carreira do piloto, com Gerhard


Grande Prêmio de Mônaco – 1992
A sina da temporada continuava também em Mônaco. Nigel Mansell havia vencido todas as corridas saindo da pole position e Ayrton Senna, por mais que lutasse, não conseguia andar mais rápido que as


Grande Prêmio da Hungria – 1992
Após conquistar um difícil segundo lugar no GP da Alemanha e quebrar uma sequência complicada de três corridas sem pódios, Ayrton Senna queria usar o travado circuito da Hungria a seu favor, já


Grande Prêmio da Itália – 1992
A última vitória de uma grande parceria: Ayrton Senna e Honda deram vários espetáculos nos circuitos pelo mundo entre 1987 e 1992. No GP de Monza em 92, o piloto brasileiro venceu pela última vez


Grande Prêmio do Brasil – 1993
Ayrton Senna quase não participou do Grande Prêmio do Brasil de 1993 por desentendimentos na assinatura do contrato com sua equipe, a McLaren. Sorte da equipe que houve um acerto. Senna corria em pa


Grande Prêmio da Europa – 1993
GP da Europa 1993/ European Grand Prix – 1993 Ayrton Senna guardava boas recordações da pista de Donington Park. Foi ali que o piloto testou a Williams em 1983, sua primeira experiência com u


Grande Prêmio de Mônaco – 1993
Vice-líder do campeonato de 1993, Ayrton Senna estava apenas dois pontos atrás do líder Alain Prost (34 x 32), que pilotava pela Williams, que havia dominado a temporada de 1992 com Nigel Mansell e


Grande Prêmio do Japão – 1992
Para Ayrton Senna, a corrida em Suzuka foi uma grande decepção. O brasileiro trabalhou muito no acerto do carro para homenagear a Honda com uma vitória naquele último Grande Prêmio do motor em se


Grande Prêmio da Austrália – 1993
De 1987 a 1993, o GP da Austrália encerrou a temporada como se fosse uma espécie de corrida para cumprir tabela em termos de campeonato, já que em todos esses anos o título já havia sido definido