O Grande Prêmio da Alemanha aconteceria em 05 de agosto de 1984 no circuito de Hockenheim, que é conhecido atualmente por sua grande história na Fórmula 1 e por ser um dos mais antigos que ainda está presente na categoria.
Dias após o antigo companheiro de Ayrton, Johnny Cecotto, ter quebrado as pernas em uma colisão frontal no circuito de Brands Hatch e dar fim a sua jornada na principal categoria do automobilismo, foi a vez de Ayrton Senna levar o primeiro grande susto na Fórmula 1, na pista de Hockenheim.
Sabendo que seria muito difícil acompanhar os carros competitivos de Ferrari, Renault e McLaren com o seu Toleman, Ayrton Senna resolveu apostar na aerodinâmica no veloz circuito alemão.
No treino, a tática funcionou. Ayrton Senna deixou a asa traseira em zero para ganhar velocidade nas longas retas e marcou o nono tempo, à frente de grandes pilotos como René Arnoux (Ferrari), Jacques Laffite (Ligier) e Nigel Mansell (Lotus).
Animado com a boa performance no treino, partiu então para a corrida. Ou o que estava por vir seria uma grande aventura?
O ajuste de asa atuou bem na preparação, mas não deu certo na prova e, na quarta volta, o aerofólio traseiro desprendeu-se do carro e o Toleman decolou.
“Foi uma experiência que não quero repetir.”
A traseira do carro se confrontou com o guard rail a mais de 250 km/h e, apesar do impacto, Ayrton Senna saiu ileso. Depois do susto, o piloto relatou:
“Me vi num túnel sem gravidade, voando a esmo. Mesmo depois de parado, não sabia onde estava, tinha perdido o senso de direção”.
Gp da Alemanha
1º
A. Prost
2º
E. de Angelis
3º
D. Warwick
4º
P. Tambay
5º
N. Piquet
6º
M. Alboreto
7º
N. Lauda
8º
T. Fabi
9º
Ayrton Senna
10º
R. Arnoux
11º
A. de Cesaris
12º
J. Laffite
13º
M. Winkelhock
14º
M. Surer
15º
T. Boutsen
16º
N. Mansell
17º
F. Hesnault
18º
E. Cheever
19º
K. Rosberg
20º
R. Patrese
21º
P. Ghinzani
22º
P. Alliot
23º
J. Gartner
24º
H. Rothengatter
25º
J. Palmer
26º
S. Johansson
44
voltas
26
carros
16
abandonos
1’53”538
volta mais rápida
1º
tempo Nublado
Pódio
1º
A. Prost
2º
N. Lauda
3º
D. Warwick
–
Posição de final (Abandonou na 4ª volta)
10º
posição no campeonato após a prova
9º
posição de largada
0
pontos somados no campeonato
1’55”712
melhor volta
Foi uma experiência que não quero repetir (sobre o susto com a quebra de seu aerofólio traseiro)