4 de abril de 1983.

Treino Classificatório: 1:13.07 (1); 1:13.80 (3).

Grid: Pole position

Resultado: Primeiro

Senna estava gripado e seu chefe de equipe, Dick Bennetts, tinha dúvidas se deixaria o brasileiro correr. “Eu não me sentia bem, mas não estava cometendo erros com o carro, então eu achei que não teria problema. Eu só não sei se as coisas foram tão bem quanto poderiam ter ido”. Mesmo assim, Ayrton cravou a pole com 0s23 a frente de Davy Jones, com Brundle em terceiro.

Logo no início da corrida Ayrton perdeu a segunda. Jones assumiu a liderança e Brundle também passou Senna. Tentando se recuperar, Ayrton forçou uma ultrapassagem no britânico por fora, na curva Campbell, e eles cruzaram a linha em fila: Jones, Senna e Brundle. Na chicane da segunda volta, Brundle tentou uma manobra, mas Senna resistiu e ultrapassou Jones na terceira volta.

Ambrose estava na corrida. “Eu fui até os boxes da West Surrey com o bilhete de entrada na mão, o único papel que eu tinha. Um garoto moreno e magro (ele tinha 23 anos) estava sentado sobre duas rodas, sorrindo para mim quando eu me aproximei. Sentindo-me absurdamente nervoso, eu mostrei o ticket para ele e pedi um autógrafo. O sorriso aumentou, enquanto eu olhava para aqueles olhos castanhos que pareciam tão velhos em um rosto tão jovem. Ele controlou a corrida com perfeição e, orgulhoso, eu fui até o paddock para cumprimentá-lo. Ele ainda estava com o sorriso aberto quando ele apertou minha mão e me agradeceu. “Se você fosse um oponente, ele era o homem mais difícil do mundo de ser vencido; se não fosse, ele era comoventemente normal”.

Coyne, por exemplo, disse: “Eu me juntei a Ralph Firman em 1983 para correr na FF1600. Ayrton, que conhecia bem Ralph, vinha falar comigo, basicamente tentando me ajudar, e isso era legal. Assim que você parava de ser uma ameaça na pista, ele mudava completamente”, diz Coyne.

Após a corrida, Brundle estava realmente inconformado com o padrão de concentração de Senna. “Por que ele nunca comete um erro sério?”, disse o piloto que pela quinta vez consecutiva era segundo em uma prova que Ayrton vencia.

•        Pódio: 1- Senna 25m03s29, Brundle +01.24, Fish +22.04.

•        Volta mais rápida: Brundle

•        Campeonato: Senna 48, Brundle 32, Jones e Hytten 12.