12 de junho de 1983.

Treino Classificatório: 1:32.27 (1); 1:24.08(2). Senna larga na primeira fila

Pole: Brundle 1:23.99 (1).

Resultado: Abandono após 7 voltas, acidente.

A importância da prova atraiu estrelas do campeonato europeu, incluindo John Nielsen (Dinamarca), Didier Theys (Bélgica), Roberto Ravaglia (Itália) e os futuros pilotos da Fórmula 1, Pierluigi Martini, Emanuele Pirro, e largando em 21º, Gerhard  Berger.

O primeiro treino foi sob chuva, mas Senna parecia ter garantido a pole no segundo, com a pista seca. No entanto, a 15 minutos do fim, Brundle rodou com um novo conjunto de pneus Yokohama.

A importância disso era simples. A F-3 britânica se restringia aos pneus Avon. Então, se os pilotos optassem por usar os pneus Yokohama, eles automaticamente estariam optando por enfrentar os pilotos da F-3 Europeia. Essa foi a escolha de Senna e de outros pilotos como Brundle.

Brundle terminou a primeira volta com Senna logo atrás, fazendo pressão, e sofrendo a pressão de Dumfries. Na terceira volta, Dumfries tentou a ultrapassagem na Stow. Segundo relatos, Senna tinha apostado em três pneus de compostos diferentes no carro – contrariando as orientações dos técnicos da Yokohama – na tentativa de obter um conjunto que durassem as 20 voltas. Essa é a primeira ocasião registrada em que Senna tomou suas próprias decisões, contrariando o conselho de especialistas.

Ayrton logo teve que compensar sua ousadia no volante. “Depois de duas voltas, o pneu traseiro esquerdo simplesmente não funcionava. Ele não tinha aderência.” Dumfries diz que “eu estava ao lado dele na reta do Hangar, e ele me jogou na grama. Foi interessante, porque ele estava sob a minha pressão e também tentando alcançar o Brundle”. Na sexta volta, Senna perdeu o controle na Club e rodou. Ele voltou em nono, encarou Nielsen e Nissen, mas saiu de traseira na Woodcote e teve que abandonar na sétima volta.

• Pódio (Europeu): Brundle, Tommy Byrne,Theys.

• Pódio (Britânico): Allen Berg, Jones, Fish.

• Volta mais rápida: Dumfries.

• Campeonato da F-3 Britânica: Senna 88, Brundle 54,Jones 35.