A Fórmula 3 Inglesa foi durante muitos anos o último degrau para a Fórmula 1. Na disputa do título de 1983, Ayrton Senna duelou intensamente com o britânico Martin Brundle, que faz aniversário neste dia 1/6.

Antes da decisão do campeonato na última etapa, um dos episódios mais marcantes entre os dois pilotos aconteceu em Oulton Park. Ambos buscavam a vitória, quando Senna viu uma brecha de Brundle na freada, tentou colocar o carro da West Surrey por dentro, mas acabou tocando no rival e os dois ficaram amontoados na grama (confira no vídeo).

“Eu colei na caixa de câmbio dele, na Cascades, e estava muito mais rápido do que ele. Eu retardei a freada e joguei por dentro. Eu sei que ele não me viu e me fechou quando já estávamos entrando na curva”, disse Senna, em entrevista à imprensa local após a corrida.

Depois desse episódio, o clima pegou fogo na categoria e o título era uma questão de honra para Senna e também para Brundle.

Até a corrida final em Thruxton, Senna havia vencido 11 vezes, sendo nove vitórias conquistadas nas nove etapas iniciais, recorde histórico da F-3 Inglesa. Martin Brundle tinha vencido sete corridas e, com seus pódios seguidos somados aos abandonos de Senna em algumas provas, quem vencesse a última corrida ficaria com o título.

Na decisão, Senna disparou na frente, venceu e Brundle ficou com a terceira colocação. O segredo de Ayrton para conquistar o título nesta prova foi uma fita adesiva colocada para fechar a saída de ar do radiador e aquecer o óleo mais rapidamente. Após algumas voltas, Senna jogou fora o adesivo e levou o carro até à bandeira quadriculada.

Se na F-3 a disputa foi intensa, na Fórmula 1 Senna e Brundle foram mais amigos que rivais. O melhor resultado de Brundle, enquanto correram juntos (de 1984 até 1994), foi em Monza na temporada de 1992. O inglês, piloto da Benetton na época, chegou em 2º lugar, justamente em corrida vencida pela McLaren de Ayrton Senna.