Notícias

Relembre as invenções da Fórmula 1 na época de Ayrton Senna

O dia 4 de novembro é o Dia do Inventor, portanto vamos relembrar as principais inovações da época de Ayrton Senna na Fórmula 1. Muitas delas acabaram saindo dos autódromos e passaram para os carros de rua convencionais em todo o mundo.

Suspensão Ativa
A suspensão ativa tem como principal objetivo amortecer o carro nas oscilações da pista e deixá-lo em uma altura igual, independente se ele estiver em uma freada ou em uma reta. Usada na F-1 pela primeira vez em 1987 na Lotus 99T de Ayrton Senna e Satoru Nakajima, a suspensão ativa teve seu grande destaque em 1992, quando a Williams foi campeã com Nigel Mansell. Esse sistema foi banido da F-1 para a temporada de 1994.

Câmbio Semiautomático
Visto com frequência nos carros de passeio de hoje em dia, o câmbio semiautomático foi usado na F-1 pela primeira vez com a Ferrari em 1989. A ideia era facilitar a troca de marchas com a borboleta atrás do volante. O carro daquela temporada foi pilotado por Nigel Mansell e Gerhard Berger, mas nem com essa novidade a equipe italiana conseguiu tirar o domínio de Ayrton Senna e Alain Prost, que disputaram o título da temporada.

Motor Turbo
O motor turbo apareceu na Fórmula 1 no final da década de 70 e teve nos anos 80 o seu auge, década também conhecida por “Era Turbo”. A sua última temporada havia sido em 1988, ano em que Ayrton Senna conquistou seu primeiro título mundial com a McLaren. Para 1989 a FIA proibiu os motores turbo, mas após várias temporadas de motores aspirados os carros da F-1 voltaram a usar os motores turbo em 2014.

Controle de Tração
O controle de tração esteve presente na F-1 no início da década de 90 e depois foi proibido em 1994, ano em que Ayrton Senna se transferiu para a Williams, justamente a equipe que tinha as principais inovações tecnológicas da época. O sistema retornaria em 2001, mas novamente seria proibido em 2008. O objetivo dessa invenção é evitar o giro em falso de uma ou mais rodas nas freadas. Os veículos convencionais utilizam esse sistema no freio ABS.