O GP de Mônaco da F-1 em 2017 está sendo marcado por uma série de homenagens a Ayrton Senna, recordista de vitórias da prova mais importante do calendário, com seis triunfos – o primeiro deles foi obtido há exatos 30 anos.

E o Instituto Ayrton Senna, em conjunto com a FOM (Formula One Management), preparou um presente especial para os fãs: um vídeo inédito mostrando as principais conquistas de Senna no Principado, incluindo a impressionante estreia debaixo de chuva, em 1984, e as seis vitórias que fizeram o brasileiro ser conhecido como o Rei de Mônaco: 1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993 – recorde que permanece imbatível até hoje.

“Estamos muito felizes de estarmos aqui celebrando de forma tão intensa e diferente os 30 anos da primeira vitória em Mônaco. Esse vídeo que estamos disponibilizando hoje é muito especial e feito com muito carinho para todos os fãs do Ayrton no mundo inteiro”, diz Bianca Senna, sobrinha do piloto e diretora do Instituto Ayrton Senna – o vídeo também está sendo exibido nos telões oficiais da F-1 ao longo do circuito de Mônaco.

Nesta semana, outras importantes homenagens ao tricampeão mundial de F-1 marcaram o GP de Mônaco: uma estátua de Senna foi inaugurada na curva Fairmont pelo Príncipe Albert II – o hotel de mesmo nome também criou uma suíte especial para a semana da corrida com itens originais do piloto, como capacete, volante etc.

O Yatch Club de Monaco também está recebendo uma exposição de fotos e itens de Senna nesta semana do GP. Ontem, uma nova coleção de relógios da Tag Heuer foi lançada nesta semana, que já havia sido marcada pela apresentação da nova coleção da Ayrton Senna Shop tematizada com as cores da Lotus 1987 amarela com a qual o brasileiro venceu o GP de Mônaco de 1987. Na próxima semana, a celebração dos 30 anos da primeira vitória de Senna terá o lançamento de moedas de euros comemorativas que serão estampadas com o rosto do piloto.